José Carlos Pontes compartilha experiências no mundo empresarial com associados da AJE Fortaleza

Fundador do Grupo Marquise participou de almoço empresarial, trouxe detalhes da trajetória da companhia e conselhos para os novos empreendedores

Empreendedorismo, diversificação de negócios, investimentos, sucessão, conselhos para os mais jovens. Esses e outros temas fizeram parte do almoço empresarial organizado nesta terça-feira (dia 27) pela Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) com o empresário José Carlos Pontes, fundador do Grupo Marquise, um dos mais longevos do Estado do Ceará. “No próximo mês de novembro, o Grupo Marquise vai completar 50 anos. Das empresas de construção civil da nossa época, somos um dos poucos sobreviventes”, observou José Carlos Pontes em sua palestra para cerca de 100 associados da AJE.

Realizada no Clube Náutico Cearense, a conversa com José Carlos Pontes trouxe insights para os novos empresários e novidades sobre o Grupo Marquise. “No Ceará, tudo o que foi feito da Ferrovia Transnordestina, foi feito por nós. Pegamos o trecho desde o Sul do Estado, e está tudo pronto, até perto de Quixadá. E agora vamos terminar o trecho que vai até Quixadá. Para chegar até o Porto do Pecém, são mais três trechos, que se sair o financiamento prometido, vão ser licitados, e estaremos participando de duas dessas etapas”, informou José Carlos Pontes. “Estamos também fazendo uma obra de infraestrutura muito importante, o BRT Belém, no valor de R$ 700 milhões, que vai desafogar o trânsito de acesso para aquela capital. Outra construtora iniciou, mas agora estamos terminando, e  deve estar pronta no começo de 2025”, detalhou o empresário. “Também estamos iniciando a construção do VLT em Brasília, é uma obra de porte menor, mas de grande importância e destaque, por ser na Capital Federal”, observou Pontes.

Diversificação

Em sua conversa com os associados da AJE Fortaleza, José Carlos Pontes trouxe detalhes sobre a sua trajetória profissional e da empresa que construiu, junto com o sócio Erivaldo Arraes. Hoje, além do ramo original, a incorporação, o Grupo Marquise atua nos segmentos de serviços e soluções ambientais, comunicação, hotelaria, infraestrutura, shopping centers, atendimento ao cidadão e moda popular.

“Nos primeiros anos da empresa, percebemos que se ficássemos apenas em um ramo de atuação, corríamos o risco de passar por muitas dificuldades, pela instabilidade do mercado. Por isso, aos poucos fomos diversificando os segmentos em que atuamos. Isso nos deu estabilidade e tranquilidade para planejar e continuar investindo”, comentou José Carlos Pontes.

Ele também compartilhou um pouco de sua experiência de vida. “Quando eu era jovem, meu pai só me dava o que eu queria se eu fizesse por merecer. Ele prometeu que se eu passasse no vestibular para Engenharia, me daria um fusquinha. Logo depois eu quis um Corcel, e ele concordou, mas só se eu passasse entre os cinco melhores. Quase morri de estudar, entrei em 3º lugar e ele cumpriu a promessa”, lembrou.

Sucessão

Na palestra, José Carlos Pontes abordou a questão da sucessão empresarial e informou que o Grupo Marquise está se preparando para esse momento. Uma consultoria externa está sendo contratada para iniciar o processo. “Tenho 72 anos, meu sócio, 73, e ainda temos muita disposição para tocar o negócio, mas daqui algum tempo, vamos querer aproveitar mais a vida e vai ser importante ter esse processo estruturado”, projetou.

Entre os conselhos para os jovens empreendedores, José Carlos Pontes destacou a necessidade de um bom planejamento financeiro e a visão administrativa. “A gente não deve se endividar de jeito nenhum. Ainda mais no Brasil, onde os juros são muito altos”, ensinou. “Na gestão da empresa, é muito importante o bom entendimento entre os sócios. No nosso caso, as minhas características complementam as do meu sócio, e posso dizer que esse é um dos segredos da longevidade da empresa”, observou. “O empresário tem que ter foco. Ele pode ter mais de um negócio, mas precisa ter foco em fazer dar certo, se dedicar para prosperar”, ensinou.

Para David Macêdo, coordenador geral da AJE Fortaleza, o evento cumpriu seu objetivo com brilhantismo. “Recebemos um nome extraordinário, o José Carlos Pontes, dono de uma história ímpar, que vem se destacando a cada dia e que segue superando metas. Isso nos impressiona muito, devido à diversidade de segmentos que ele atua, em todos com sucesso, solidez e qualidade. Foi um grande privilégio ouvir a sua história de vida e sua trajetória profissional”, avaliou David Macêdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar