José Avelino recebe pacote de ações que incluem capacitação de empreendedores, coleta seletiva e sinalização

Tradicional centro de compras popular de Fortaleza receberá incentivos para atrair mais visitantes do chamado turismo de compras

A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nesta terça-feira (06/08), um pacote de ações para o Polo de Moda José Avelino, considerado um dos mais tradicionais centros de compras populares da cidade. As ações incluem capacitação de empreendedores, coleta seletiva de materiais recicláveis, limpeza e sinalização do espaço e visam fortalecer o turismo de compras e a economia local. A iniciativa é realizada em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e a Associação do Polo de Moda José Avelino.

Durante o evento, foram divulgadas ações para a implantação do Reciclo, serviço de coleta de materiais recicláveis e limpeza geral após o horário de encerramento. O polo também receberá uma Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico, que levará serviços para os trabalhadores e empreendedores do comércio, além de placas sinalizando o espaço como “Polo de Compras”.“Durante este período de início das ações, estaremos aqui com o Caminhão da SDE. Ao todo, estamos ofertando 5 mil vagas de capacitação através do Programa Fortaleza Capacita e mil créditos de R$ 3 mil através do Programa Nossas Guerreiras. Além disso, vamos ter ações junto ao Re-ciclo. Pensamos que, com várias pastas, nós vamos melhorar o ambiente de negócios aqui no Centro. Sempre que eu ando pela periferia da cidade, tem pessoas produzindo para vender aqui na José Avelino, mostrando a força econômica dessa feira para a cidade”, comentou Rodrigo Nogueira, titular do Desenvolvimento Econômico (SDE).

Conhecido pela grande variedade de comércios de venda de roupas a preços acessíveis, especialmente de moda feminina, o local atrai muitos compradores, incluindo revendedores de todo o Brasil, devido à diversidade de produtos oferecidos e aos preços competitivos. É um mercado popular tanto para consumidores finais quanto para comerciantes que buscam roupas em grande quantidade a preços de atacado e que, aos finais de semana, funciona na parte noturna.

Claudemir Veras, diretor da Associação Dos Profissionais Feirantes do Estado do Ceará  (Aspfec), celebrou a iniciativa. “Esse pacote de benefícios só vai ser bom. O feirante e o lojista precisam dessa ajuda do governo, para se capacitar mais e atender melhor os clientes. Isso transforma a nossa cidade não só na econômica, mas em uma cidade mais humanizada e acolhedora”.

Turismo de compras
As ações têm como objetivo também a qualificação do Polo de Moda José Avelino, promovendo o chamado turismo de compras, com foco em atrair ainda mais visitantes de outras cidades e estados da região Nordeste e de outras regiões também. “Nós achamos por bem nos movimentar nesse sentido de buscar dar realmente todo o apoio para que a José Avelino e o entorno voltem a ser o que eram antes, bem movimentados, bem intensos, inclusive explorando o turismo de compras, que é muito importante nesse processo da José Avelino”, complementa Assis Cavalcante, presidente da CDL.

Dados de uma recente pesquisa desenvolvida pelo Observatório do Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza, mostraram que, entre novembro e dezembro do ano passado, quase 80 mil pessoas passaram pela região, das quais 79,2% afirmaram que a principal motivação para visitar o polo é a realização de compras. No período pesquisado, o gasto médio com compras nos estabelecimentos foi de R$ 4.737,26. Já o gasto total diário ficou em uma média de R$ 1.785,42.

“Em diversos buscadores, em que podemos ver indicativos do nosso turismo, como o Google e o Decolar, Fortaleza sempre está na frente. Essa ação é importante para atrair ainda mais turistas, oferecendo tratamento e condições melhores para o comércio e para os visitantes”, declarou Alexandre Pereira, secretário de Turismo (Setfor).

Anúncio de pacote de ações de qualificação e inovação no Polo de Moda José Avelino (2).jpg

Qualificação
Desde o início do mês, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza a unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico que, mensalmente, percorre os bairros da cidade. A unidade oferta, em dias programados, serviços voltados para os empreendedores e trabalhadores da Rua José Avelino. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h, no estacionamento do Mercado Central.

No local, a população terá à disposição ações de formalização de negócios, capacitações, consultorias, atendimento ao empreendedor e ao empregador, orientação profissional, busca por vagas de emprego, por meio do Sine Municipal; e acesso a crédito orientado, por meio do Programa Nossas Guerreiras. Além disso, os técnicos da SDE Fortaleza estarão disponíveis para elaboração e emissão da declaração anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e informações sobre os programas de qualificação profissional como Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro.

Ana Paula Moura é vendedora de água e coco no Centro de Fortaleza e já se cadastrou para participar das qualificações promovidas pela SDE. “Vai melhorar, e como. O comércio está indo bem. Assim, tem dias melhores e piores, mas com a capacitação a gente vai poder atender melhor os clientes e ter mais noção de como usar o dinheiro. Vai ser melhor para todo mundo”.

Coleta seletiva
O plano de limpeza para a área prevê agentes do projeto Reciclo, que operarão no entorno com triciclos fazendo a coleta seletiva de lixo. A iniciativa opera em conjunto com os Ecopontos, onde os materiais são entregues para serem reaproveitados e reutilizados. Por ser um local com um grande e intenso fluxo de pessoas e veículos diariamente, as ações de limpeza serão reforçadas, bem como será realizado um trabalho de conscientização dos lojistas para que realizem a correta separação dos materiais sólidos, com o objetivo de manter o ambiente limpo e em condições adequadas para os visitantes.

“A nossa ideia é ter catadores do Reciclo exclusivos para a José Avelino. Então, teremos uma pessoa passando o dia inteiro na rua, rodando e pedindo para os lojistas os recicláveis deles”, explica Isabela Castro, coordenadora da Secretaria Municipal de Conservação, ao falar sobre a importância de conseguir fazer o trabalho de conscientização e de educação ambiental com os lojistas para que contribuam para um ambiente mais saudável.

“Nós vamos fazer uma ação ativa com o permissionário, com agentes explicando para eles o que é material reciclável e o que não é. Além disso, já contamos com um Ecoponto aqui no Centro, onde eles podem ir e trocar resíduos por benefícios, por exemplo, descontos na conta de energia elétrica”, complementou Nirlania Diógenes, coordenadora do projeto Reciclo.

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