JBS freta aviões para trazer respiradores e EPIs ao Ceará

Trabalho logístico faz parte dos investimentos do programa Fazer o Bem Faz Bem no estado; todos os equipamentos foram adquiridos da China pelo governo do Ceará

Ceará, 04 de julho de 2020 – Na madrugada deste sábado (4), chegou em Fortaleza um avião trazendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) da China para o uso dos profissionais da área da saúde. A aeronave foi fretada pelo programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade” da JBS, uma dos maiores iniciativas sociais para o enfrentamento do coronavírus no Brasil. Um segundo voo está com aterrissagem prevista para 14 de julho, trazendo 200 respiradores. Todos os equipamentos foram adquiridos pelo governo do Ceará, enquanto o trabalho logístico foi custeado pelo programa da empresa, que está destinando mais de R$ 10 milhões para o Ceará para o combate ao coronavírus.

Também está a caminho de Fortaleza um navio com mais de 20 containers carregados com mais equipamentos de proteção para atender os profissionais da saúde, com chegada prevista ainda em julho.

Para viabilizar os fretamentos, a equipe da JBS trabalhou em conjunto com o governo do Ceará e aplicou todo o seu conhecimento logístico e experiência em negócios com a China, avaliando, inclusive, o melhor aeroporto de destino. A operação logística para o transporte  aéreo dos materiais para o Ceará totaliza R$ 7,4 milhões.

 

“Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade”

Além do esforço logístico, o programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade” da JBS destinou recursos para a aquisição de cinco leitos clínicos; 49 equipamentos hospitalares, entre bombas de infusão e eletrocardiógrafos; mais de 190 mil EPIs hospitalares, como aventais, máscaras cirúrgica e N95, protetores faciais e toucas; cerca de 1,5 mil itens de higiene e limpeza e 2,5 mil cestas básicas para a população em situação vulnerável. As doações realizadas pela Companhia irão beneficiar as cidades cearenses de Fortaleza e Cascavel que, somadas, têm capacidade de beneficiar mais de 2,5 milhões de pessoas direta e indiretamente.

Projetos sociais, capazes de beneficiar diretamente 500 mil pessoas em todo o país, também foram selecionados. Especificamente no Ceará, a Companhia confirmou recursos para a Casa de Nazaré, que atende cerca de 60 mulheres idosas em situação de vulnerabilidade; para Escola de Desenvolvimento de Integração Social e Adolescente (EDISCA), que promove atividades de integração social para crianças e adolescentes de mil famílias; para a Toca de Assis, que oferece um serviço de acolhimento institucional para idosos em situação de rua, com acompanhamento médico e nas áreas de Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição; e para a ONG Happy Day Lavras, que promove assistência social a 200 famílias de baixa renda em situação de pobreza e extrema pobreza no município de Lavras da Mangabeira.

A população do Estado também será atendida por meio do apoio da Companhia a outros programas, como o projeto Rede Cidadã, que atua na capacitação empreendedora de jovens do Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco, e atende cerca de 20 mil jovens; o projeto Amigos do Bem, que leva alimentação, infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento sustentável para a população do sertão nordestino, com 75 mil pessoas atendidas no Ceará, Pernambuco e Alagoas; e para o programa Ação Social para a Igualdade das Diferenças (ASID), do Paraná, que trabalha em prol da inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e física. O projeto atua em todo o território nacional, empoderando as famílias e desenvolvendo as habilidades dessas pessoas para inclusão no mercado de trabalho, e atende mais de 10 mil pessoas.

Instituições de pesquisa com estudos contra o coronavírus em todo o país também receberão as doações da JBS. Na região, a Companhia dará suporte à Universidade Federal do Ceará, em estudo sobre os mecanismos imunopatológicos e imunorreguladores em Covid-19 e possíveis ferramentas para o controle da doença.

Entre as ações que vão receber apoio do programa da JBS, também vale destacar a oferta, via EAD (ensino a distância), de treinamentos aos profissionais da saúde para operação de equipamentos hospitalares, incluindo respiradores, administração de EPIs e precauções relacionadas à Covid, entre outros assuntos. O programa é gratuito e utiliza as ferramentas e a metodologia do Hospital Albert Einstein e Instituto Moinhos de Vento (RS). Com o foco nas cidades atendidas pelo programa, a estimativa é que mais de 30 mil profissionais sejam treinados.

Os recursos do programa são convertidos em bens e serviços de acordo com as necessidades definidas pelas autoridades públicas locais (estados e municípios) e validadas pelos comitês de especialistas nas três esferas atendidas pelo programa – saúde, social ou ciência – de acordo com a área de destino da doação. Os comitês são formados por médicos e representantes de instituições referência no país, tanto na área da saúde, como social e científica.

O programa de doações da JBS é coordenado por Joanita Maestri Karoleski, ex-CEO da Seara, com um time de 30 colaboradores da JBS totalmente dedicado à iniciativa. A contribuição da Companhia também se estende pela utilização de sua estrutura pelo país. As consultorias Tyno, na área administrativa, e a Grant Thornton, na auditoria das doações, apoiam o projeto de forma pro bono.

Para mais informações acesse jbs.com.br/fazerobemfazbem.

 

Sobre a JBS

A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com uma plataforma global de produção diversificada por geografia e por tipos de proteína. A Companhia conta com mais de 240 mil colaboradores, em unidades de produção ou escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros – no Brasil são mais de 130 mil colaboradores, sendo a empresa uma das maiores empregadoras privadas do país.

No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras. São mais de 275 mil clientes atendidos em todo o mundo, de 190 nacionalidades. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem, embalagens metálicas e transportes.

A Companhia conduz suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor. Por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados e dados públicos oficiais, a JBS monitora seus fornecedores de forma permanente. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar