IPTU: quando é vantajoso pagar a taxa em cota única ou parcelado
Podendo ser paga tanto em cota única com desconto quanto parcelada, decisão deve ser tomada de acordo com o planejamento financeiro de cada família
Todo início de ano, as famílias precisam se organizar financeiramente para os gastos anuais, incluindo o pagamento de impostos. Uma das taxas que costumam gerar dor de cabeça é o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU. Esse tributo é cobrado a todas as pessoas que possuem um ou mais imóveis, residenciais ou comerciais, em seu nome. As propriedades têm valor distinto de IPTU e a cobrança anual é realizada nos primeiros meses do ano.
Válido apenas para propriedades urbanas, a cobrança da taxa é de responsabilidade das prefeituras municipais, que informam aos proprietários os valores e as formas de pagamento, que pode ser à vista ou parcelado. Em Fortaleza, a prefeitura já divulgou o calendário de pagamentos e as opções de desconto, além do parcelamento que pode ser feito em até 11 vezes. O pagamento da cota única envolve desconto de 8% se pago em fevereiro, 6% para o pagamento em março e 4% em abril. Uma das grandes questões para o planejamento financeiro das famílias é saber o que compensa mais: realizar o pagamento à vista ou parcelado?
Joel Rodrigues, economista e Relationship Officer da Astor Capital, afirma que o pagamento à vista dá a possibilidade de um desconto, além de que o pagamento não se repetirá no mês seguinte, mas que é preciso analisar as condições financeiras de cada família para tomar uma decisão. “Nesse caso, o ideal é que as famílias organizem uma espécie de cronograma financeiro em que elas devem trabalhar a educação financeira que, além de indicar onde o dinheiro está sendo gasto, evita sustos ao fim do mês”, afirma.
O cronograma financeiro é ideal para as famílias na opinião do especialista porque dá margem para que elas tenham noção dos gastos realizados e das taxas a serem pagas, além de permitir a análise de se ainda sobrará espaço para juntar dinheiro. Por isso é fundamental entender se o pagamento à vista não vai afetar o orçamento mensal e se o parcelamento não fará com que as parcelas coincidam com outros gastos. “Quem opta por pagar a taxa à vista se beneficia do desconto, mas é preciso ver se a verba utilizada para realizar esse procedimento não vai afetar outras contas da casa. Nesse sentido, escolher o parcelamento pode ser a melhor opção para não apertar os custos mensais e evitar problemas financeiros, mas também é preciso ver as outras contas a serem pagas”, completa.
Em Fortaleza, os proprietários de imóveis podem ir ao site https://www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/servicos/1065 para tirar dúvidas e realizar a impressão do boleto de pagamento do IPTU.