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IPCA foi de 0,72% em março, na Região Metropolitana de Fortaleza

Em março, a inflação na Região Metropolitana de Fortaleza foi de 0,72%, após o 1,48% registrado em fevereiro. O índice acumula variação de 2,59% no ano e de 7,10% nos últimos 12 meses. Os dados são do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje (9), pelo IBGE.

Os principais impactos vêm dos aumentos nos preços de combustíveis (7,92%) e do gás de botijão (4,78%).

“Foram aplicados sucessivos reajustes nos preços da gasolina e do óleo diesel nas refinarias entre fevereiro e março e isso acabou impactando os preços de venda para o consumidor final nas bombas. A gasolina nos postos teve alta de 11,26%, o etanol, de 12,59% e o óleo diesel, de 9,05%. O mesmo aconteceu com o gás, que teve dois reajustes nas refinarias nesse período, acumulando alta de 10,46%, e agora o consumidor percebe esse aumento”, explica o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

 
IPCA.PNG


O grupo que registrou maior alta na variação frente ao mês anterior foi Transportes (2,95%), puxado pela alta na gasolina (8,04%) e no óleo diesel (8,74%). Por outro lado, registrou-se queda nas passagens aéreas (-6,45%) e nos transportes por aplicativo (-2,82%). No ano, a gasolina já acumula alta de 16,80%, enquanto os transportes por aplicativo acumulam queda de -30,94%, e as passagens aéreas de -27,77%.

O segundo grupo com maior alta é o de alimentação e bebidas (0,63%), que já acumula no ano alta de 2,34% em 2021. Entre os itens com maior alta, destacaram-se as frutas: manga (28,63%), laranja-pera (15,75%), maracujá (9,17%) e mamão (9,10%). Além disso, os peixes cavala (6,64%) e serra (3,50%) também apresentaram alta em março.

Já do lado das quedas, batata-inglesa (-11,46%), maçã (-8,93%) e chocolate em barra e bombom (-5,06%) destacaram-se.

A Alimentação fora do domicílio registrou variação de 0,33%, com destaque para os itens cerveja (1,38%) e sorvete (1,05%).

O grupo com maior retração foi o de vestuário (-0,37%), seguido de comunicação (-0,29%) e artigos de residência (-0,20%).

 
O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) produz  o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo das famílias. Atualmente, a população-objetivo do IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC: regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

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