Intersolar Summit Brasil Nordeste: Mercado do Carbono e impactos sobre energia solar serão discutidos
Regulamentado no segundo semestre de 2024, o mercado de carbono tem potencial de 100 bilhões de dólares no Brasil até 2030, podendo beneficiar setores como o de energia solar
O marco regulatório para o mercado de carbono, promulgado no final de 2024, trouxe perspectivas animadoras para esse segmento. De acordo com um levantamento da McKinsey, o Brasil poder ter oportunidades de até 100 bilhões nesse setor até 2030, integrando áreas como mercados regulado e voluntário. Para abordar esse cenário, o Intersolar Summit Brasil Nordeste, um dos mais completos eventos da região envolvendo geração solar e temas relacionados, discutirá o “Mercado de carbono: regulamentação e impacto na indústria solar”. O painel acontece no dia 23 de abril, às 11h30, no Centro de Eventos do Ceará. Para debater o tema, o evento terá Max Almeida, gerente Business e Estratégia – Americas na Earthood, uma das principais empresas globais de auditoria no mercado voluntário de carbono, Marina Mattar, CEO da Perspectivas, e Fabiano Machado, diretor na Apsis Carbon.
Criado pela nova legislação, o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE) permite que ganhos ambientais possam ser obtidos em créditos de carbono. Dessa forma, a energia solar passa a representar uma oportunidade de transformar as reduções de emissões em crédito. A fonte solar fotovoltaica permite
que empresas compensem suas emissões em todos nos Escopos 1 (Emissões Diretas), 2 (Emissões Indiretas pela Energia Adquirida) e 3 (Emissões Indiretas na Cadeia de Valor). Para isso, é necessário que os projetos sejam certificados, seguindo as regras e metodologias vigentes.
“A regulamentação do mercado de carbono no Brasil significou um passo importante para dar previsibilidade ao mercado, a fim de que os agentes passem a atuar e estruturar esse setor, que tende a ganhar peso nos próximos anos. A ideia do painel é justamente discutir quais os próximos passos, desafios que se impõem e as oportunidades que surgem. Além da função econômica, o mercado de carbono precisa andar em linha com outras políticas climáticas, a fim de contribuir efetivamente para uma economia com menos emissões”, explica o Dr. Florian Wessendorf, diretor-gerente da Solar Promotion International GmbH.
Em sua quinta edição, o Intersolar Summit Brasil Nordeste se consolidou no calendário da região, atraindo 100 empresas expositoras em um espaço de 7.500 m² e aguardando mais de 5.000 visitantes. Organizado pela Aranda Eventos & Congressos, em colaboração com a Solar Promotion International GmbH da Alemanha, o Summit trará à tona discussões estratégicas para o futuro do setor.
Ao longo dos dois dias, profissionais do setor de energia solar e renováveis terão a oportunidade de fazer networking, descobrir as últimas tendências e inovações em tecnologia solar e estabelecer conexões com empresas líderes do mercado.
Já o congresso contará com a participação de mais de 30 palestrantes renomados, especialistas do setor, com previsão de receber cerca de 500 congressistas. Juntos, abordarão temas cruciais, como mercado de carbono, desafios e oportunidades da geração solar descentralizada, microrredes e geração distribuída, hidrogênio verde, armazenamento de energia, desafios da transmissão de energia e eletromobilidade.
O Intersolar Summit Brasil Nordeste traz ainda como conteúdo os minicursos com duas horas
de duração cada para que profissionais do setor possam ampliar sua capacitação.
Para mais detalhes, acesse: https://www.intersolar-summit-brasil.com/nordeste
Sobre o Intersolar Summit Brasil Nordeste
O Intersolar Summit Brasil Nordeste 2025 é o principal encontro para inovação solar na região Nordeste do Brasil, unindo especialistas e autoridades do setor para discutir o potencial transformador da energia solar na região. Programado para 23 a 24 de abril no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o encontro se concentrará em tópicos importantes como geração distribuída e centralizada, soluções de armazenamento de energia em bateria (BESS), a fronteira regional do hidrogênio verde e o mercado de créditos de carbono em evolução.
O evento oferece um programa abrangente, abordando desafios como fluxo de energia reverso, impactos do curtailment e soluções para produção de hidrogênio em larga escala. Ele também fornece um fórum para entender os desafios mais amplos do setor elétrico à medida que as fontes de energia intermitentes se expandem.
Em 2024, o evento atraiu mais de 5.000 visitantes e a conferência superou 500 participantes, complementada por uma exposição apresentando soluções de 100 fornecedores. A cúpula ressalta o papel vital da região Nordeste na transição do Brasil para um futuro de energia renovável.
Parte da série global Intersolar, que abrange quatro continentes, o Intersolar Summit Brasil Nordeste fortalece a posição da indústria solar no Brasil e, além disso, promove conexões, inovação e crescimento sustentável.
INTERSOLAR SUMMIT BRASIL NORDESTE 2025
Datas: 23–24 de abril de 2025
Exposição: Das 10h às 19h
Congresso: Das 10h30 às 18h
Local do evento: Centro de Eventos do Ceará
Av. Washington Soares, 999
Edson Queiroz, Fortaleza – CE