Instituto Myra Eliane prolonga exposição fotográfica de Rodrigo Frota até 31 de maio
Gratuita, a exposição está em cartaz no Memorial Edson Queiroz, com imagens que proporcionam um mergulho na cultura asiática, em homenagem ao industrial cearense.
O Instituto Myra Eliane, entidade sem fins lucrativos com foco na promoção da educação, prorroga até o dia 31 de maio a exposição “Fragmentos de Viagem – Ventos do Oriente”, do artista Rodrigo Frota. Com entrada gratuita, a mostra está aberta ao público de terça a sexta-feira, de 13h às 18h, e sábado e domingo, das 8h às 14h, no equipamento cultural da entidade, o Memorial Edson Queiroz, em Cascavel (CE).
A exposição faz parte das ações em comemoração aos 98 anos do nascimento do industrial cearense Edson Queiroz, avô de Rodrigo. Estão em exibição, registros visuais das incursões do fotógrafo pelos países asiáticos Índia e Myanmar, entre 2009 e 2013, que refletem a sensibilidade do artista em relação aos temas fé, trabalho e cultura.
“Os temas que nortearam a curadoria simbolizam a homenagem a meu avô, pois têm uma forte ligação com a trajetória dele. E, como as imagens retratam outras culturas, são um convite para as pessoas conhecerem esse mundo distante geograficamente, mas também próximo pela condição humana que une todos nós”, afirma Rodrigo. As fotografias exibem uma beleza natural e costumes das pessoas, passando longe de paisagens turísticas.
“Estamos com um bom fluxo de visitantes, então ampliamos o tempo para que as pessoas que ainda não puderam vir, venham e aproveitem esse maravilhoso mergulho cultural a partir do olhar precioso de Rodrigo, em homenagem ao nosso avô”, afirma o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso.
Sobre Rodrigo Frota
Rodrigo Frota (1984) começou a estudar fotografia em 2000, na Suíça, onde morou até 2003. É formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza e cursou Cinema/Audiovisual pela Casa Amarela da UFC. Trabalha com artes visuais utilizando fotografia e cinema como expressões contemporâneas e outros suportes, como esculturas cinéticas a instalações. As obras de Rodrigo estão em coleções do Bradesco, Museo de Arte Contemporânea Dragão do Mar, Fundação Edson Queiroz e Museu de Fotografia de Fortaleza.
Serviço
Exposição fotográfica “Fragmentos de Viagem – Ventos do Oriente”
Período: até 31 de maio
Horário: terça a sexta-feira, de 13h às 18h, sábado e domingo, das 8h às 14h
Local: Memorial Edson Queiroz, Praça do Ó, Bairro Centro. Cascavel (CE)
Visitação gratuita.
Para grupos: agendamento via contato@memorialedsonqueiroz.com.br ou
85 2181.6339
Quem foi Edson Queiroz
Edson Queiroz (1925-1982), natural de Cascavel (CE), é reconhecido como um dos maiores empreendedores do Brasil. Fundou um dos maiores conglomerados empresariais do país, o Grupo Edson Queiroz (GEQ), com atuação em diversas áreas e presença em mais de 10 estados brasileiros. A história do GEQ começou em 1951, quando Edson Queiroz iniciou investimentos em setores como telecomunicações, indústria, agropecuária, energia e mineração. Hoje, compõem o GEQ: Esmaltec, Esperança Agro, Minalba Brasil, Nacional Gás, Quepar Incorporações e Sistema Verdes Mares. Edson foi, também, um grande incentivador da cultura e do esporte.