Indústria vegana cresce de forma acelerada
Inédito Foods, marca recém-lançada pela Lightsweet, vem atender demanda de consumo por produtos à base de proteínas vegetais
A indústria de alimentos veganos segue em expansão no Brasil e no mundo. Impulsionada pelo aumento da demanda por alternativas à carne, tanto por consumidores veganos quanto por aqueles que buscam opções alimentares mais saudáveis, o mercado de produtos à base de proteínas vegetais tem crescido de forma significativa nos últimos anos. Segundo dados recentes da Euromonitor International, o mercado global de alimentos plant-based deverá crescer a uma taxa média de 12% ao ano até 2027, consolidando-se como uma tendência crescente no setor alimentício.
No Brasil, o cenário não é diferente. O número de pessoas interessadas em uma alimentação à base de plantas tem aumentado, com destaque para consumidores flexitarianos, que não adotam o veganismo de forma estrita, mas procuram reduzir o consumo de carne. Dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) indicam que o número de vegetarianos e veganos no país ultrapassou os 30 milhões em 2023, refletindo uma mudança significativa nos padrões de consumo.
Neste contexto, a Inédito Foods, marca recém-criada pela indústria paranaense Lightsweet, com foco no desenvolvimento de produtos inovadores, tem uma linha vegana composta por hambúrguer, carne moída, kibe, almôndegas e escondidinho. Os produtos são elaborados a partir de proteínas vegetais, utilizando ervilha e soja como base, e visam atender tanto consumidores veganos quanto aqueles que procuram alternativas saudáveis à carne animal.
Outra grande inovação da marca, é que os produtos da Inédito Foods são comercializados em forma de pó, oferecendo praticidade e versatilidade para o consumidor. Para o preparo, basta adicionar água ou óleo para alcançar a consistência ideal. Essa característica permite que os produtos sejam moldados no formato desejado, adaptando-se a diferentes receitas e facilitando a criação de pratos variados. Além disso, os alimentos são ricos em proteínas e fibras, reforçando o compromisso da marca em oferecer produtos nutritivos.
Os lançamentos reforçam o compromisso da empresa com a gastronomia vegana e flexitariana, oferecendo opções que permitem manter o prazer de comer, sem renunciar a escolhas mais conscientes e saudáveis, com produtos que entregam sabor, praticidade, qualidade e saudabilidade.
Com a Inédito Foods, idealizada pelo diretor executivo, Cesar Couto, a Lightsweet reafirma sua posição no mercado de produtos plant-based e se consolida como uma das marcas que acompanham a evolução da indústria de alimentos.
“Uma das características mais fortes da nossa empresa é a pesquisa e o desenvolvimento de produtos inovadores. Estamos constantemente analisando as necessidades do mercado, por isso, o lançamento de produtos que oferecem praticidade no preparo, aliada à alta qualidade nutricional, reflete o interesse crescente por alternativas alimentares à carne, que devem continuar ganhando espaço nas prateleiras de supermercados e nos lares dos consumidores nos próximos anos”, explica Cesar Couto.
Sobre a Lightsweet
Fundada em 1990 pelo empresário e engenheiro químico, Amaury Couto, a Lightsweet é referência no mercado de zero açúcar. A empresa foi uma das pioneiras no lançamento da stevia no Brasil.
Sua fábrica em Marialva, na região metropolitana de Maringá, no Paraná, é responsável pela produção de um amplo portfólio de produtos das marcas Lowçucar, Magro e Inédito Foods.
A inovação é parte do DNA do negócio. Com uma equipe especialista em zero açúcar, a empresa investe continuamente em pesquisa para criar uma variedade completa de alimentos sem açúcar, entregando variedade, sabor, segurança e tranquilidade para pessoas que desejam ou não podem comer produtos com açúcar.
A empresa tem como missão proporcionar o prazer de comer doce sem açúcar com o mesmo sabor de um produto com açúcar.