Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Índice de Satisfação do Brasileiros com o Trabalho cresce 5%, aponta pesquisa da Sodexo

Criado pela Sodexo Benefícios e Incentivos, o IQVT, disponível no site www.indicedequalidadedevida.com.br,  permite que os trabalhadores avaliem a experiência de trabalho por meio de um teste online e gratuito

No terceiro trimestre de 2019, o IQVT, Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) – uma ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação às experiências de trabalho, foi de 6,50 pontos (em uma escala de 0 a 10), apresentando um aumento significativo de 5% em relação ao mesmo período do ano passado (6,22 pontos).

O levantamento também verificou que dentre as profissões estudadas, os estagiários são os mais satisfeitos com a experiência no trabalho (7,62 pontos), seguidos por presidência/diretoria/gerência (7,08 pontos), corretores de imóveis (6,79 pontos), coordenação/supervisão (6,74 pontos), empregados de áreas executivas (6,50 pontos), professores (6,38 pontos), serviços de apoio administrativo (6,34 pontos), outros (6,22 pontos), empregados de áreas de fabricação (5,98 pontos) e empregados para serviços (5,89 pontos).

“De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no trimestre encerrado em outubro, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,6%, tratando-se da primeira queda na série do indicador desde o trimestre encerrado em junho. Já no varejo, este foi o sexto mês seguido de crescimento de vendas. Esta leve melhora no nível de desemprego e no consumo das famílias pode ser uma das explicações para o crescimento do Índice de Qualidade de Vida no Trabalho no 3º trimestre deste ano”, analisa Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos.

A análise de mais de 1.000 respostas de trabalhadores de todo o País durante o 3º trimestre deste ano mostrou ainda que todas as dimensões de qualidade de vida no trabalho, que influenciam diretamente na percepção e experiência de um indivíduo, apresentaram aumento, se considerado o mesmo período do ano passado.  Os crescimentos variam de 2 a 6%, sendo que os tópicos relacionados à saúde e bem-estar e reconhecimento apresentaram os maiores aumentos (6,37 e 5,91 pontos respectivamente), e o relacionado à facilidade e eficiência apresentou o menor crescimento (6,87 pontos).

“Este resultado mostra o descontentamento dos colaboradores com itens relacionados às ferramentas e tecnologias oferecidas pelas empresas para que eles desempenhem suas atividades, o que aponta que, apesar da pequena reação da economia, ainda há uma limitação no investimento das empresas, impactando o ambiente de trabalho. Continuaremos monitorando e analisando o indicador em 2020 com o objetivo de acompanhar o ambiente e a produtividade nas organizações brasileiras”, comenta Cosenza.

O resultado do IQVT também apontou que a experiência no trabalho é mais positiva na região Sul (6,63 pontos), seguida pelas regiões Centro-Oeste (6,55 pontos), Norte (6,49 pontos), Nordeste (6,46 pontos) e Sudeste (6,25 pontos). Já os homens são mais satisfeitos profissionalmente que as mulheres (6,56 pontos contra 6,38 pontos).

A QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO

Ao longo dos últimos dois anos, a Sodexo Benefícios e Incentivos analisou e publicou os resultados do IQVT com o objetivo de contribuir para a melhora da experiência de trabalho em todo o País. Para a empresa, tal experiência é resultado da soma das percepções entre o empregado e seu empregador, considerando as 6 dimensões da qualidade de vida no trabalho.

“A percepção de qualidade de vida está diretamente relacionada com a qualidade da experiência de uma pessoa, que pode ser positiva ou negativa. Assim como a qualidade de vida, a experiência é individual e temporal, variando de acordo com as influências culturais, tecnológicas e físicas de um certo momento. Quando lançamos um olhar para as relações de trabalho, o contexto se mantém o mesmo e pode ser medido por meio de ferramentas como o IQVT ”, afirma Fernando.

A experiência de trabalho é considerada a próxima revolução da área de recursos humanos e coloca o funcionário no centro das decisões organizacionais. “Há mais de 50 anos, a Sodexo trabalha com o objetivo de levar mais qualidade de vida para as pessoas, que são o centro de tudo o que fazemos. Acreditamos que construir uma boa jornada de trabalho traz bem-estar e também aumenta a produtividade. O talento do ser humano é a próxima fronteira da competitividade”, finaliza Cosenza.

Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

Atende aproximadamente 103 mil clientes, que representam 5,9 milhões de usuários, com uma rede de 505 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass e Apoio Pass.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.