Indicador da Boa Vista de movimento do comércio recua 1,0% em novembro
Na comparação interanual foi verificada queda de 2,8%
14 de dezembro de 2021 – O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional, caiu 1,0% entre os meses de novembro e outubro na comparação mensal dos dados dessazonalizados. Na comparação interanual o índice diminuiu em 2,8%, desacelerando o resultado acumulado no ano, que antes apontava alta de 0,3% e agora marca estabilidade com os dados de novembro. Em 12 meses acumulados o indicador aponta retração de 0,7%.
Em novembro o varejo colocou frente a frente consumidores e comerciantes menos otimistas com o cenário atual, no qual a renda do trabalho esbarra numa inflação alta e resistente e o crédito pode não ter ajudado muito em função da elevação das taxas de juros.
Soma-se a isso o fato de não ter havido o auxílio emergencial neste período, que durante a pandemia foi um dos combustíveis do setor. Vale ressaltar também que neste mês o Auxílio Brasil não foi tão substantivo quanto era pretendido pelo governo; em média, o benefício foi de R$ 222, ao invés de R$ 400. Além disso, o número de famílias agraciadas é muito menor.
Com tudo isso na balança pesando contra, é difícil crer numa melhora significativa do varejo ainda em 2021. Pensando já no ano que vem, o varejo poderia ser impulsionado por uma melhora nos números do mercado de trabalho, mas as projeções para 2022 também são pouco animadoras e se resumem a crescimento baixo, juros altos e inflação ainda elevada. Diante disso, o desafio de vender mais, e sem sacrificar as margens, deve se estender por um pouco mais de tempo.
Metodologia
O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
SOBRE A BOA VISTA
A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.
É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.
A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.
Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.