Imigração para os Estados Unidos e Inteligência Artificial: a nova era dos processos migratórios proporciona agilidade e atrai cearenses
Vinícius Bicalho, advogado especialista em imigração e à frente da Bicalho Consultoria Legal, afirma que “o uso da Inteligência Artificial nos processos migratórios é promissor, possibilitando maior produtividade e eficiência, tanto para os departamentos de imigração quanto para os advogados.” A IA não apenas facilita o trabalho de pesquisa, como também automatiza tarefas repetitivas e operacionais, o que acelera o andamento dos processos.
Para os advogados, ela oferece a possibilidade de consultar jurisprudência e doutrinas jurídicas com maior agilidade, utilizando vastos bancos de dados. A própria Associação dos Advogados de Imigração (AILA) criou um sistema baseado em IA, proporcionando aos profissionais do setor acesso a informações essenciais para fundamentar e sustentar casos com mais precisão. No entanto, apesar das inovações, Vinícius Bicalho destaca que a Inteligência Artificial deve ser usada como ferramenta de apoio e não como substituta do julgamento humano. “A tecnologia nunca substituirá o bom profissional. A IA deve ser usada para suportar a tomada de decisões, sempre com um ser humano no controle final”, ressalta.
Outras informações disponíveis no site https://bicalho.com e nas redes sociais: @bicalhoconsultoria (Instagram), @BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).