Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

iFood ultrapassa Aliexpress e assume 8º posição no Top 10 dos maiores e-commerces do Brasil

Com crescimento contínuo nos últimos 4 meses, a empresa brasileira aproveitou queda de 16,9% da concorrente chinesa

Setembro marcou a recuperação de setores do varejo online que haviam recuado no mês anterior, além de quedas entre os grandes players do comércio eletrônico. Apesar das baixas,  de acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, o mês também trouxe oportunidades de crescimento para o líder em delivery na América Latina, o iFood – alcançando 72 milhões de visitantes únicos.

O responsável pela maior movimentação de setembro foi uma empresa brasileira, que ultrapassou a gigante chinesa Aliexpress e assumiu a oitava posição no ranking. Esse foi o quarto mês seguido de crescimento do iFood, que recebeu 1,6 milhões a mais no período, com uma alta de 2,3%. O aplicativo está na primeira posição dentro do setor alimentos e bebidas, com share of traffic de 52,7%. Confira o relatório completo aqui.

No entanto, esse crescimento deu lugar a uma baixa expressiva de sua concorrente. A Aliexpress teve a maior queda no ranking, recuando 16,9% em relação ao mês anterior. O aplicativo chinês vem decrescendo desde junho, enxugando seus acessos em 30% nos últimos quatro meses – com 61 milhões em setembro.

Nesse cenário de queda em relação a agosto, também entram para a lista grandes players como Mercado Livre,  com 2,7% de tráfego negativo, com 325 milhões de acessos, e Amazon Brasil, com recuo de 5,5% – com 181 milhões. Gigantes asiáticas dentro do Top 10 também sofreram oscilações negativas, como a Samsung com 6% e Shein com 0,5%.

Fonte: Relatório Setores do E-commerce no Brasil

Por outro lado, setores como Turismo (6,4%), Itens Automotivos (6%) e Infantil (4,5%) tiveram os maiores crescimentos do mês entre as 18 categorias avaliadas, as quais hoje contabilizam 2,4 bilhões de acessos.

Turismo é o setor que mais cresce, puxado por ótimo mês do AirBnB

Entre os setores que apresentaram crescimento, o turismo, que havia sido afetado negativamente pelo final das férias, voltou a crescer 6,4% em setembro – com 200,6 milhões de visitantes. Nesse mês, o Top 3 do turismo sofreu uma “dança das cadeiras”.

O grande destaque do setor foi o AirBnB, que subiu 21,3% e passou a ocupar a terceira  posição no ranking do segmento. Esse é o sexto mês de crescimento contínuo da empresa americana, que concentra 22 milhões de acessos. O site de hospedagem  também entrou no Top 20 dos maiores e-commerces do Brasil, assumindo a 17º posição.

Por sua vez, o segundo lugar ficou com a companhia aérea Latam Airlines que relegou a Voe Azul para a quarta posição, com 22,4 milhões de visitantes únicos. A companhia também entre os 20 maiores comércios eletrônicos na 17° posição. Foi a terceira maior alta na classificação, alcançando 20,8% em relação ao mês anterior, já para sua concorrente a retração foi de 2%.

Apesar disso, a maior alta do setor está localizada no oitavo lugar. A Voe Gol subiu uma posição a partir do aumento de 21,4% em acessos, 8,9 milhões. Mas  o mês de setembro não parou por aí e contou com mais avanços para o turismo brasileiro. As empresas TripAdvisor, Decolar e Localiza contabilizaram crescimentos de 5,4%, 20,4% e 7,5% respectivamente.

Fonte: Relatório Setores do E-commerce no Brasil

75% dos brasileiros acessam e-commerces com seus celulares

No mês de setembro, 75% dos acessos a e-commerce foram feitos a partir de celulares, com 53,3% sendo via mobile e 22,1% via aplicativos. Os setores com mais acessos mobile foram o Infantil e o de Presentes e Flores, com 83,5% e 76,1% respectivamente.

Já nos acessos via aplicativo, os setores de Comidas & Bebidas e Importados lideram, com 41,2% e 39,9% dos acessos vindos de apps.

Sobre a Conversion

Fundada em 2011, a Conversion é uma agência de Search Engine Optimization (SEO) que usa dados, tecnologia e conteúdo para destravar o potencial de crescimento em busca orgânica de pequenas, médias e grandes empresas. Em 2018 recebeu o prêmio de Melhores Agências de Performance pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e, em 2021, lançou o Data-driven PR, frente que integra PR, Business Intelligence e Search para gerar estudos e pautas relevantes para mercado e imprensa. É reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no país pela Great Places to Work.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.