ICC dá início à programação do Outubro Rosa e realiza evento gratuito em alusão à campanha neste sábado (07)

Com o objetivo de promover a sensibilização e a conscientização sobre o câncer de mama e contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) promoverá várias ações em torno da campanha Outubro Rosa, durante todo o mês de outubro. Além de uma série de lives, com início nesta quinta-feira (05), abordando os diversos aspectos da doença, como prevenção, tratamento e fatores de risco, o ICC promove, no próximo sábado (07), uma manhã de atividades que visa incentivar o autocuidado, o bem-estar e fortalecer a rede de apoio e a empatia com as mulheres que precisam lidar com o diagnóstico do câncer de mama. O evento é gratuito, aberto ao público e acontece a partir das 8h, no Parque do Cocó. O objetivo é reforçar os cuidados para além da doença – saúde emocional, qualidade de vida e os direitos das pacientes.

A programação terá início com um aulão de zumba, para despertar a importância da prática de atividades físicas na busca pela saúde integral e animar o público. Em seguida, serão realizadas palestras ministradas por especialistas do ICC e parceiros para desvendar mitos e verdades sobre a doença e enfatizar a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce, bem como ressaltar a busca pelo equilíbrio entre saúde física, mental e emocional para o sucesso dos tratamentos. Uma roda de conversa, mediada por um mastologista e uma psicóloga do ICC, também trará depoimentos inspiradores de mulheres que venceram a luta contra o câncer.

 

O ICC é referência em oncologia há quase 80 anos e está comprometido em cuidar e acolher, de forma humanizada, com um corpo clínico de excelência, da saúde e do bem-estar dos seus pacientes, estando ainda engajado na luta contra o câncer de mama desde a sua criação, contando sempre com ações de conscientização e oferecendo atendimento integral aos que são atingidos pela doença.

Confira os detalhes da programação do evento abaixo:

8h – Aulão de Zumba, com academia Ayo Fitness

9h – Momento de Reflexão e Meditação com Adriana Bezerra, da Flow Desenvolvimento Integral

10h – Palestra Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama com Dr. Valdenrique de Sousa, médico mastologista do ICC

11h – Roda de conversa com mulheres que venceram o câncer e mediação do Dr. Olívio Feitosa, médico mastologista do ICC, e Glendha Moreira, psicóloga do ICC


Durante a manhã, também será realizada a distribuição de água, refrigerantes, café e picolés, além de outras ações de proporcionadas por apoiadores do ICC no evento. São eles: LIVSAÚDE, Unimed Fortaleza, Ayo Fitness, Flow Desenvolvimento Integral, Trebeschi Tomates, Nossa Fruta, Solar Coca-Cola, Santa Clara Café e Pardal.

 

Lives

O ICC, a partir do tema “Empatia”, segue com programação especial ao longo de todo mês, por meio de lives que alcançam toda a população. Os interessados podem acompanhar o calendário de transmissões dedicadas ao Outubro Rosa realizadas pelo ICC abaixo. As transmissões acontecem na página do Instagram da Rede ICC (@redeicc), sempre às 13h.

05/10 – Diagnóstico e fatores de risco – Dr. Leandro Lacerda, mastologista ICC
11/10 – Reconstrução Mamária – Dr. Ércio Ferreira Gomes, mastologista ICC
19/10 – Prevenção e diagnóstico do câncer de mama – Dr. Olívio Feitosa, mastologista ICC
26/10 – Mitos e Verdades do Câncer de Mama – Dra. Mariane Rocha Menezes.


Dados sobre o câncer de mama no Brasil

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. No Ceará, pelo menos 3.080 casos de câncer de mama feminina devem ser registrados, de acordo com estimativas do Inca.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar