IBGE – Volume de vendas no comércio recua -1,2% em maio no Ceará
No comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas cresceu 2,3% entre abril e maio de 2023, segunda maior alta do país, atrás apenas do Pará (5,8%). Frente a maio de 2022, a variação das vendas foi de 7,4%. O acumulado no ano foi 1,6%. Já o acumulado dos últimos 12 meses foi de -2,1%.
Na comparação interanual (maio 2022/maio 2023), a atividade de Veículos e motos, partes e peças cresceu 12,2%, enquanto o setor de Material de construção teve queda de -14,5%.
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.
https://sidra.ibge.gov.br/