IBGE – Vendas do varejo caem 0,2% em julho no Ceará
Frente a julho de 2020, a variação das vendas do comércio varejista no estado teve resultado negativo de 6,7%.
Nessa mesma comparação, entre as oito atividades pesquisadas, seis tiveram taxas negativas em julho. As variações positivas foram observadas em Combustíveis e lubrificantes (7,7%) e em Tecidos, vestuário e calçados (11,9%) a de outros artigos de uso pessoal e doméstico (19,1%).
No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, veículos e materiais de construção, o volume de vendas decresceu 0,1% em julho, frente ao mesmo período de 2020. Mas foi observado aumento no setor de veículos, motos, partes e peças (17,2%), e material de construção variou (1,2%).
Vendas do setor sobem em 19 unidades da federação
Na comparação com junho, o comércio varejista teve variações positivas em 19 das 27 unidades da federação em julho, com destaque para os estados de Rondônia (17,5%), Santa Catarina (12,5%) e Paraná (11,1%). No campo negativo, as maiores quedas ficaram com os estados de Minas Gerais (-2,1%), Rio Grande do Norte (-1,5%) e Amazonas (-1,5%).
Já no comércio varejista ampliado, a variação positiva em julho foi seguida por 15 unidades da federação, sendo as principais Santa Catarina (6,7%), Paraná (6,2%) e Mato Grosso do Sul (5,3%). Entre as quedas, pressionando negativamente, destacam-se Maranhão (-2,6%), Rio Grande do Norte (-2,2%) e Sergipe (-2,2%).
Mais sobre a pesquisa
A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. A técnica de coleta é o – Questionário eletrônico autopreenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI). Os resultados podem ser consultados no Sidra https://sidra.ibge.gov.br/
Leia mais em: https://biblioteca.ibge.