IBGE – INPC tem queda de 0,25% em junho na Região Metropolitana de Fortaleza
Também hoje (11) foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que teve queda de 0,25% em junho na Região Metropolitana de Fortaleza. Em maio, o índice havia registrado aumento de 0,60%. No ano, o INPC acumula alta de 2,99% e, nos últimos 12 meses, de 2,7%, abaixo dos 3,57% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Os produtos alimentícios caíram 0,04%. Regionalmente, doze áreas registraram queda em junho, com o menor resultado em Goiânia (-0,86%), e o maior, em Recife (0,38%)
Mais sobre as pesquisas
O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) produz contínua e sistematicamente o IPCA, que tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias.
O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, enquanto o INPC as famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju. Acesse os dados no Sidra.
Veja mais em: