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IBGE – Frente a abril de 2021, setor de serviços avança 20,4% no Ceará; atividades turísticas crescem 135,8% no mesmo período

Frente a abril de 2021, o volume de serviços cresceu 20,4% no Ceará, na série sem ajuste sazonal. Com isso, registrou a 13ª taxa positiva seguida. O setor acumula alta de 16,5% no ano, frente a igual período de 2021. O acumulado nos últimos doze meses manteve-se estável, registrando 19,4% em março e 19,3% em abril de 2022.

Em abril de 2022, o volume de serviços no Ceará variou 2,4% frente a março, na série com ajuste sazonal, superando o índice nacional (0,2%). O setor de serviços cearense se encontra, em abril de 2022, 3,2% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia).
Gráfico - IBGE - 2022-6-14 (1).jpeg

Na comparação com abril de 2021, ao avançar 20,4% em abril de 2022, registrou a 13ª taxa positiva seguida. Entre os setores, o de serviços prestados às famílias (108,5%) exerceu a principal contribuição positiva sobre o volume total de serviços. Os demais avanços vieram de outros serviços (20,6%), de informação e comunicação (18,3%), dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (18,2%) e dos serviços profissionais, administrativos e complementares (4,2%).

O acumulado do primeiro quadrimestre de 2022, frente a igual período do ano anterior, foi de 16,5%, com todas as cinco atividades apontando taxas positivas. Entre os setores, a contribuição positiva mais importante veio serviços prestados às famílias (61,3%), seguida por outros serviços (25,0%), informação e comunicação (19,4%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,1%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (6,4%).

Atividades turísticas crescem 135,8% entre abril de 2021 e abril 2022 no Ceará

Na comparação abril de 2022/abril de 2021, o índice de volume de atividades turísticas no Ceará apresentou expansão de 135,8%. Frente a março de 2022, o índice de atividades turísticas apontou expansão de 3,4%, superando o resultado nacional (2,5%). No acumulado dos últimos 12 meses, as atividades turísticas mostraram expansão de 56,5%.

Mais sobre a PMS
A  Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as unidades da Federação, os quais podem ser consultados no Sidra.
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