IBGE – Em maio, indústria do Ceará volta a crescer, com avanço de 3,2%
A produção industrial cearense teve alta de 3,2% na passagem de abril para maio de 2022, configurando a 4ª maior alta no período, entre os 15 locais pesquisados. A média móvel trimestral também apontou alta de 1,9%, o segundo melhor registro, atrás apenas do estado do Amazonas (2,3%).
No acumulado do ano, a indústria cearense teve queda de -6,2%. Tal desempenho foi influenciado pelo setor de Confecção de artigos do vestuário e acessórios, Produtos alimentícios e Máquinas, aparelhos e materiais elétricos. Nos últimos 12 meses, houve recuo de -6,5%. E frente ao ano de 2021, no mesmo período, a indústria do Ceará variou 5,3%.
Mais sobre a pesquisa
A PIM Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. Traz, mensalmente, índices para 14 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 1% no total do valor da transformação industrial nacional e, também para o Nordeste como um todo: Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste.