IBGE Ceará divulga dados do teste do Censo 2022 realizado no distrito de Ema, em Pindoretama
– 2.933 pessoas foram recenseadas no distrito de Ema em Pindoretama, localidade selecionada para o teste no Ceará.
– Os recenseadores visitaram 1.552 endereços, sendo que 990 eram domicílios ocupados (com moradores).
– Das 944 entrevistas realizadas, 99,7% foram na modalidade presencial e 0,3% por telefone.
– Ema está entre as oito localidades mapeadas pelo teste do Censo onde há mais homens do que mulheres.
– Em agosto, o Censo 2022 começará a visitar todos os domicílios do país, incluindo as localidades recenseadas durante os testes.
O IBGE Ceará divulga hoje (17) os dados do Teste Nacional do Censo Demográfico,
realizado de novembro de 2021 a meados de fevereiro de 2022. O teste aconteceu em 27 localidades dos 26 estados e do Distrito Federal. No Ceará, o teste foi realizado no distrito de Ema, localizado no município de Pindoretama, 50 quilômetros distante da capital
Fortaleza. Foram avaliados os equipamentos, sistemas de coleta, questionários, o
processo de capacitação, a captura das coordenadas de GPS e a abordagem à população em contextos regionais.
O teste também deu início à estratégia de mobilização da sociedade para responder ao Censo, que visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros a partir de 1º de agosto. É a primeira vez que o IBGE organiza um teste dessa proporção para o Censo e divulga seus resultados em caráter experimental, para verificar a necessidade de melhorias técnicas e metodológicas a serem implementadas na operação definitiva.
Na localidade cearense selecionada para o teste, o distrito de Ema em Pindoretama-CE, 2.933 pessoas foram recenseadas. Desse total, 1.478 homens (50,4%) e 1.455 mulheres (49,6%). A população idosa, de 60 anos ou mais, foi de 381 pessoas (13,0%). Os 10 recenseadores visitaram 1.552 endereços, sendo que 990 eram domicílios particulares permanentemente ocupados.
Das 944 entrevistas realizadas, 99,7% foram na modalidade presencial e 0,3% por
telefone. A modalidade de entrevista pela internet também era uma terceira possibilidade.
A operação foi considerada pelo IBGE como um sucesso, visto que em apenas 4,6% dos domicílios da localidade não foi possível realizar a entrevista com os moradores, seja por dificuldades em encontrá-los ou por recusas. No distrito de Ema, município de Pindoretama, assim como em todas as localidades dos testes, foram aplicados o
questionário básico (26 perguntas) e o da amostra (77 perguntas).
Ema foi uma das oito localidades mapeadas pelo teste do Censo onde os dados mostram que havia mais homens do que mulheres. As demais foram os distritos de Sucuri, em Cuiabá (MT); Macujê, em Aliança (PE); a localidade de Novo Remanso, em Itacoatiara (AM) e os municípios de Tigrinhos (SC), Jardim Olinda (PR), Lagoinha do Piauí (PI) e Lajeado (TO).
Além desses dados, o IBGE disponibilizou mapas, que registraram, pela primeira vez em um teste para o Censo Demográfico, as coordenadas de todos os domicílios visitados. Na avaliação do chefe da Unidade Estadual do IBGE no Ceará, “esse teste foi muito importante para os trabalhos do Censo 2022. Os objetivos foram plenamente alcançados.
O Ceará está pronto para iniciar os trabalhos da coleta em 1º de agosto.”
IBGE visitará mais de 70 milhões de domicílios no país a partir de agosto
Em 1º de agosto, a coleta oficial do Censo Demográfico começa em todo o país,
mobilizando mais de 200 mil pessoas. Os recenseadores do IBGE vão visitar mais de 70 milhões de domicílios, incluindo os já recenseados durante o teste nacional, para retratar quantos somos e como vivemos.
O teste nacional incluiu todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos
recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de
coleta, mobilização dos moradores e comunicação. Nos dias anteriores à coleta, foi feita a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que coleta informações sobre a infraestrutura urbana, como a existência de calçamento, iluminação pública, rampas para cadeirantes e existência de arborização. Após o recenseamento, houve a fase de supervisão e, depois, a Pesquisa de Pós-Enumeração, que avaliou a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário.
Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as
equipes do IBGE trabalharam seguindo protocolos sanitários de segurança contra a
Covid-19, com o uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.
Os recenseadores sempre trabalham uniformizados, com boné e colete azuis com a
logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles utilizam um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, com uma capa de cor azul, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.
No dia 1º de agosto o IBGE vai colocar em campo cerca de 180 mil recenseadores
devidamente capacitados e uniformizados, dando início a fase de coleta das informações da maior operação censitária da América Latina e uma das maiores do mundo. O Censo será realizado nos meses de agosto a outubro com divulgação dos primeiros resultados prevista para dezembro.
O apoio da sociedade na realização do Censo do Brasil é fundamental para sucesso da operação. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.