IBGC promoverá amanhã em Fortaleza o 2º Seminário de Governança do Nordeste
O evento, totalmente presencial, é organizado em conjunto pelas regionais da Bahia, Pernambuco e Ceará
Fortaleza, 4 de setembro – O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) promoverá amanhã, quinta-feira ,5 de setembro, em Fortaleza, o 2º Seminário de Governança do Nordeste. O evento, totalmente presencial, é organizado em conjunto por três regionais do IBGC: o núcleo Bahia, e os capítulos Ceará e Pernambuco. O capítulo do Ceará, anfitrião este ano, está completando 10 anos em 2024, o que confere um caráter ainda mais especial ao evento – e o capítulo Pernambuco, que recebeu esse mesmo evento no ano passado, também completou uma década agora em 2024, o que indica uma consolidação da presença do IBGC nessa região do país.
“O interesse pelo tema da governança vem crescendo cada vez mais no Nordeste e, mais especificamente, no Ceará, como observamos nestes 10 anos de atividades do capítulo local do IBGC. Afinal, o desenvolvimento econômico está intimamente ligado ao fortalecimento das boas práticas de governança corporativa”, afirma Renata Paula de Medeiros Santiago, coordenadora geral do capítulo Ceará, que inclui também, em sua área de abrangência, os estados do Amazonas, Maranhão, Pará e Piauí.
De acordo com a coordenadora, a escolha dos temas abordados nesta edição do Seminário reflete o grande cardápio dos interesses que existem em todos esses estados. “Serão abordados assuntos como governança e ESG nas empresas de controle familiar, e inovação com propósito, com representantes da indústria e do estado do Amazonas. O tema da governança no futebol, que está na ordem do dia, também terá um painel específico”, complementa Renata Paula.
“Acreditamos que o Seminário de Governança do Nordeste, no Ceará, será um grande sucesso”, destaca Valeria Café, diretora geral do IBGC. “Os painéis vão trazer nomes de peso, que demonstram o quanto esta região é estratégica para o IBGC ampliar o debate e a aderência ao tema das boas práticas de governança corporativa no Brasil”, ressalta a diretora geral.
O primeiro painel do seminário será “Governança e ESG em empresas familiares”, com Aderson Uchôa, CFO da Solar Coca-Cola. O segundo painel será “ESG e Inovação com Propósito”, com as palestrantes Jefferson Vianna, fundador da Associação Cactus, conselheiro; e Valcléia Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da Fundação Amazônia Sustentável. A moderação será de Alciléia Farias, coordenadora do Núcleo ESG da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará).
O terceiro painel será “Governança no Futebol”, com os palestrantes Geraldo Luciano, membro do conselho de administração da Portobello, Brisanet; Marisa e membro do conselho consultivo do grupo Marquise, grupo FAN e Itaueira agropecuária; Guilherme Bellintani, empresário, presidente do Esporte Clube Bahia entre 2018 e 2023; e Thiago Dória, advogado do Esporte Clube Bahia. A moderação será de Heloísa Rios, CEO da Universidade do Futebol e membro do conselho da YDUQS.
Serviço:
Data: 05 de setembro
Horário: 14h30 às 19 horas
Credenciamento e welcome coffee: 13 horas
Abertura institucional: 14 horas
Local: BS Design – Auditório Carlos Alberto Studart Gomes – Torre Norte – 1º andar. Avenida Desembargador Moreira, número 1300 – Aldeota, Fortaleza/Ceará.
Este evento confere quatro créditos ao Programa de Educação Continuada de Certificação de Conselheiros do IBGC.
Mais informações sobre o seminário e inscrições no site do IBGC.
Sobre o IBGC
Fundado em 27 de novembro de 1995, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização da sociedade civil, é referência nacional e uma das principais no mundo no tema. Seu objetivo é gerar e disseminar conhecimento a respeito das melhores práticas em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes em sua adoção, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor. Para mais informações, consulte o site da instituição.