Grupo Cobap consolida-se como a primeira gestora de crédito de reciclagem do Nordeste

O Grupo Cobap, indústria cearense de embalagens de papelão sustentáveis, apresentou o projeto “Nosso Ciclo Recicla” para um grupo de 40 empresas, incluindo gigantes como Solar e Indústria Reunidas Raymundo da Fonte, na última segunda-feira (4), no restaurante Turatti, em Fortaleza.

O projeto, criado para auxiliar empresas a atingirem as metas de reciclagem de resíduos estabelecidas pela Lei nº 12.350/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), consolida o Grupo como a primeira entidade gestora de crédito de reciclagem instalada no Nordeste. Com um sólido sistema de governança, que inclui cadeia de custódia e auditoria de terceira parte, o projeto “Nosso Ciclo Recicla” oferece total segurança e confiança aos parceiros.

Durante o evento, que reuniu executivos de grandes corporações, foram discutidas questões sustentáveis cruciais para o cenário climático atual. O Grupo COBAP apresentou seu ciclo produtivo integrado ao modelo de Economia Circular. Desde a coleta inicial de resíduos até a entrega de embalagens totalmente recicladas e recicláveis aos clientes, o Grupo demonstra seu comprometimento com práticas sustentáveis em todas as etapas do processo.

De acordo com a supervisora de Sistema de Gestão Integrada da Cobap, Marília Dantas, o “Nosso Ciclo Recicla” vai além de um modelo de negócio. Sua missão é contribuir ativamente para o desenvolvimento social e ambiental regional, reforçando o compromisso do Grupo Cobap em liderar iniciativas inovadoras que ultrapassam as expectativas em termos de responsabilidade socioambiental.

“Esse lançamento marca um passo significativo na vanguarda da sustentabilidade na região nordeste, solidificando a posição do Grupo Cobap como um catalisador de mudanças positivas. A iniciativa visa não apenas atender, mas superar os desafios ambientais contemporâneos, estabelecendo um novo padrão para a gestão de resíduos e práticas sustentáveis na indústria. Com isso, o Grupo Cobap reitera seu compromisso em liderar o caminho para um futuro mais verde e sustentável”, afirma a executiva.

Como funciona o Selo de Créditos de Reciclagem

O Selo de Reciclagem é uma certificação que comprova que uma quantidade de materiais sólidos teve a sua destinação ambientalmente adequada e não apenas descartada. A Pacel, que é a empresa do Grupo Cobap responsável pela logística reversa de resíduos sólidos das ruas, principalmente, papel e papelão, vende essas aparas para a Cobap, que é a indústria onde se faz a transformação dessas aparas em novos produtos (embalagens de papelão). Dessa forma, por meio dessa quantidade de aparas que é vendida para a Cobap é que se tira a quantidade de crédito de reciclagem que pode ser repassado para as empresas do mercado.

As empresas, por sua vez, precisam se responsabilizar por 22% (até o final de 2023) e 30% (a partir de 2024) do material que colocam no mercado para que tenham a destinação correta dos resíduos.  Ou seja, se geram 100 kg de embalagens, precisam comprovar que fazem a destinação correta de 22 kg. Então, essas empresas podem adquirir esse certificado por meio da Pacel, que é a entidade gestora que disponibiliza o selo de destinação adequada, que atende a legislação.

De acordo com a PNRS, todas as empresas precisam se responsabilizar por 22% de todo o material que colocam no mercado e, a partir do ano que vem, esse número sobe para 30%, especialmente as que são do ramo de: defensivos agrícolas, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas, eletrônicos e embalagens no geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar