“Governo precisa entender o recado das urnas para o Brasil voltar a caminhar”, diz Rodrigo Maia na ACSP
Presidente da Câmara dos Deputados defende ainda que o presidente Bolsonaro tem de focar nas discussões com o Legislativo para aprovar medidas favoráveis para o país | ||
O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou na tarde desta segunda-feira (16), durante reunião realizada na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com representantes da entidade, que o resultado das eleições municipais, já realizadas em seu primeiro turno, mostraram ao Governo Federal que a população espera menos radicalismo ideológico dos políticos e mais ações do Governo para fazer o Brasil caminhar. Para ele, mais importante ainda que o pleito eleitoral deste ano seria a não perda do direcionamento de foco para as reformas que estão no Poder Legislativo e precisarão ser aprovadas a partir de agora, com urgência.
Como exemplo, Maia mencionou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) emergencial de cortes e realocação de recursos públicos que está parada no Congresso, por conta do pleito eleitoral deste ano. Em poucos dias, no entanto, com as definições dos vencedores aos cargos de prefeitos e vereadores nas cidades brasileiras, será necessário que o presidente da República, Jair Bolsonaro, faça um pronunciamento sobre o que seu Governo entende como prioridade para investimentos. Outros assuntos importantes para serem decididos são a ampliação ou não do programa Bolsa Família fora do teto de gastos e as reformas tributária e administrativa.
“Agora, nos próximos três meses, vai ser o momento de tomar decisões, escolher caminhos e mostrar para a sociedade o que se propõe para o país; é hora de decidir se o Governo seguirá uma linha de viés conservador e liberal ou se será apenas algo mais conservador”, afirmou Maia. Paulo Guedes, atual ministro da Economia, defende uma agenda liberal para o País enquanto uma ala mais conservadora de aliados políticos de Bolsonaro se choca, em vários momentos, com esta diretriz. Este direcionamento, segundo ele, pode definir o que vai ocorrer nas eleições de 2022, ano em que os brasileiros escolherão o próximo presidente da República. “As urnas deste ano já mostraram que as pessoas não querem mais o ambiente de conflito que existe entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, analisou.
O evento que ocorreu na sede da ACSP cumpre a agenda da reunião mensal do Conselho Político e Social (COPS), da entidade. O deputado federal Rodrigo Maia fez sua videoconferência em cima de perguntas feitas por representantes da associação comercial. A videoconferência foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da ACSP no Facebook (https://www.facebook.com/
|