Geração Z de universitários brasileiros busca internacionalização do currículo acadêmico, aponta STB

  • Maior interesse está entre estudantes das áreas de psicologia, medicina e negócios; universidades internacionais recebem alunos para cursar período ou ano completo em seus campi
  • Há oportunidades para alunos na UCLA, London School of Economics, Esade e NYFA
  • Grandes instituições internacionais oferecem cursos nas áreas de Design, Engenharia, Negócios, ESG, TI

 

São Paulo, julho de 2024 – As mudanças que vêm acontecendo no mercado de trabalho exigem profissionais cada vez mais qualificados e diversos, com conhecimentos em diferentes áreas de atuação. De olho nesse movimento e nas chamadas profissões do futuro, a nova leva de universitários brasileiros formados pela geração Z, nascidos entre 1996 e 2010, está cada vez mais interessada em internacionalizar o currículo nesta fase do ensino superior, aponta o STB, consultoria especializada em educação internacional.

O maior interesse está entre estudantes das áreas de medicina, negócios e psicologia, buscando alternativas para explorar temas além da área de formação, por meio de interdisciplinaridade, aulas práticas e desenvolvimento profissional.

Para atender a necessidade do mercado de educação nacional para alunos brasileiros, que querem fazer parte dos estudos em universidades do exterior, o STB acaba de firmar parceria exclusiva com grandes instituições internacionais nos EUA, Europa e também na Coreia do Sul, como Hanyang University e LSE – The London School Of Economics (maior instituição de economia da Europa), que permite aos universitários estudar por um curto período, semestre ou ano acadêmico, com possibilidade de convalidação das matérias na volta ao Brasil.

Os estudantes de cursos ligados à saúde, por exemplo, podem ir além do clínico, conhecendo melhor áreas como comportamento do consumidor, comunicação e marketing, pesquisa, inovação, entre outros.

“Os benefícios de fazer um intercâmbio universitário fora do país vão além da experiência acadêmica, dando ao aluno a oportunidade de conhecer uma nova cultura, ter contato com estudantes de diversas nacionalidades e, claro, a oportunidade de desenvolver novas habilidades, as chamadas soft skills, como adaptabilidade, resiliência e liderança”, conta Christina Bicalho, VP do STB.

Ainda segundo Christina, a partir da expertise do STB, que tem mais de 50 anos de atuação no mercado de educação internacional, e das parcerias firmadas com renomadas instituições internacionais de educação, a consultoria atua como agente facilitador junto às universidades brasileiras, no embarque de estudantes, rumo à experiência internacional.

“O número de universitários brasileiros em instituições internacionais de educação ainda é muito baixo, de apenas 1%. O Brasil tem pouca representatividade, entendemos que isso acontece pela dificuldade que as universidades aqui têm de fechar parcerias com escolas fora do país. Mas como temos essa expertise de trabalhar com renomadas instituições internacionais, estamos confiantes que vamos ajudar a preencher essa lacuna”, completa Bicalho. Para ter acesso a esse intercâmbio, os alunos brasileiros devem estar matriculados em uma universidade brasileira e participar de um processo seletivo, podendo contar com o STB para cuidar de todo o trâmite.

Summer Program

Já quem deseja ter uma experiência internacional, mas tem pouco tempo disponível, pode fazer um programa de curta duração durante as férias. Chamado de Summer Program, esse intercâmbio é voltado para universitários e recém-formados, com estrutura e duração que variam de acordo com cada curso e instituição de ensino.

Os principais programas são oferecidos pela: UCLA Summer Sessions; Esade Summer School; LSE Summer School, Istituto Marangoni e The University of the Arts London.

“O Summer Program dá a oportunidade ao aluno de ter contato com uma nova experiência de ensino, conhecendo áreas que não teria acesso no Brasil, em um curto período. Com intercâmbios a partir de duas semanas, é possível conhecer a vida universitária de grandes instituições internacionais. É importante ressaltar que as universidades de fora do país têm uma grade adaptável, o que dá ao aluno a chance de ter uma formação mais diversa, que se torna um diferencial no mercado de trabalho”, afirma Christina, destacando ainda, que é a oportunidade ideal para interessados nas áreas de Design, Artes, Ciências Sociais, Engenharia, Negócios, ESG, TI e muito mais.

 

Sobre o STB – Student Travel Bureau

Líder no segmento de educação internacional no Brasil, o STB – Student Travel Bureau oferece consultoria para intercâmbio em diversos destinos e conta com ofertas para todas as idades, com cursos que vão desde programas de férias para adolescente, ensino médio e graduação até opções voltadas para a formação profissional e trabalho no exterior.

Fundado em 1971, está presente em todo o país, com mais de 60 escritórios nacionais e um internacional em Sydney, e em Gold Coast na Austrália, embarcando, em média, 30 mil estudantes brasileiros por ano. O STB trabalha com especialistas em educação global e tem parceria com algumas das mais importantes instituições de ensino do mundo, além de ser recrutador exclusivo dos programas de trabalho da Walt Disney World Company na América Latina e única empresa brasileira parceira do New York Times Education.

Com o compromisso de facilitar o acesso dos brasileiros à educação internacional, o STB patrocina o Global Access Through Education (G.A.T.E.), plataforma brasileira que reúne conteúdos e promove palestras e masterclasses de instituições de ensino globais, além de apoiar projetos como a ONG Gerando Falcões.

www.stb.com.br

Mais informações:

Tamer Comunicação

Cristina Carvalho – cristina.carvalho@tamer.com.br – (11) 98272-6787

Geyse Alencar – geyse@tamer.com.br – (11) 99376-4614

Victória Ribeiro – victoria.ribeiro@tamer.com.br  – (11) 95818-0278

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar