Gamificação para ensino da matemática combate a defasagem do aprendizado e chega a quase 3 milhões de alunos no Brasil
Quantidade de estudantes que utilizam sistema de jogos matemáticos da plataforma Matific na grade curricular saltou de 1,2 milhão em 2023 para 2,8 milhões este ano, um crescimento de 133% entre instituições públicas e privadas
Ferramenta possui sistema de Inteligência Artificial que promove a inclusão de alunos na educação especial, adapta exercícios de forma individualizada, traz planos de aulas e gera relatórios de desempenho por estudante e turma
O uso de sistemas de gamificação com inteligência artificial (IA) no ensino curricular da matemática tem crescido de forma exponencial no Brasil. O principal exemplo é a utilização nas escolas brasileiras da plataforma de jogos matemáticos da Matific, especializada na gamificação da matemática e que atende estudantes de 5 a 14 anos em todo o País. A ferramenta integra o cotidiano escolar de quase 3 milhões de alunos, de 12 mil escolas brasileiras, entre instituições públicas e privadas.
Segundo balanço da plataforma, a quantidade de estudantes que utilizam sistema de jogos matemáticos da startup Matific na grade curricular saltou de 1,2 milhão em 2023 para 2,8 milhões este ano, um crescimento de 133% no período. Já o volume de escolas que possui a ferramenta da empresa cresceu 71,4% do último ano para cá, saindo de 7 mil para as atuais 12 mil.
O sistema de IA promove a inclusão de alunos na educação especial, adapta exercícios de forma individualizada, traz planos de aulas e gera relatórios de desempenho por estudante e turma, entre outras funcionalidades.
Esse crescimento, que garantiu um crescimento nos negócios da startup da ordem de 122% entre 2023 para 2024, coloca o Brasil em posição de vanguarda entre os países em desenvolvimento no combate a defasagem no aprendizado de jovens e crianças na matemática, que se intensificou ainda mais a partir da pandemia da covid-19.
Prova deste sucesso pode ser verificado no desempenho dos alunos da rede pública do estado do Paraná. A ferramenta garantiu um salto nos resultados do sistema de avaliação Prova Paraná, saindo 46% em 2021 para 66% em 2023 para os alunos do 6º ano do ensino fundamental. Já no caso dos estudantes do 7º ano, o volume de acertos saltou de 38% para 54% no período.
“Com o avanço da internet, inteligência artificial e dispositivos de baixo custo, é possível levar uma educação de qualidade para qualquer criança, em cada canto do Brasil, sobretudo para os estudantes chamados de ‘nativos digitais’”, comenta Dennis Szyller, CEO da Matific no Brasil. “Nosso grande objetivo é levar uma experiência matemática da mais alta qualidade para as crianças, oferecendo um sistema de aprendizagem personalizada e mapeada para o nível de habilidade de cada um, o que aumenta a confiança, sempre de uma maneira divertida e envolvente para o aluno”, acrescenta.
Atualmente, a Matific atende cerca de 1,6 mil colégios privados, com mais de 230 mil alunos das principais redes de educação no País, e 10,4 mil de instituições públicas, perfazendo cerca de 2,6 milhões de estudantes espalhados por colégios estaduais e municipais, de todas as regiões brasileiras.
Os usuários contam com acervo completo de jogos digitais de matemática da empresa, com quase 660 milhões de atividades, desafios e exercícios executados em 2024. O sistema também está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos principais livros didáticos no País.
Funcionalidades da inteligência artificial na plataforma Matific
• Adapta os exercícios de acordo com nível de evolução de cada aluno
• Facilita a inclusão de alunos na educação especial, incluindo superdotados e indivíduos com transtornos mentais, como TDAH, discalculia, dislexia, TEA e outros
• Gera relatórios personalizados para professores
• Traz planos de aulas adaptados para cada aluno ou turma
• Atende a Base Nacional Comum Curricular e aos livros didáticos de cada estado e município
Sobre a Matific (www.matific.com.br)