Gaitista argentina Xime Monzón fala no Fórum Harmônicas Brasil 2024, nesta segunda, sobre diálogos culturais e musicais entre países
Gaitista argentina Xime Monzón fala no Fórum Harmônicas Brasil 2024, nesta segunda, sobre diálogos culturais e musicais entre países
José Staneck, Vitor Lopes e Natanael Pereira também estão nos episódios deste ano do festival que virou podcast sobre gaita no YouTube
Referência do gênero Blues na América Latina, a cantora e gaitista Xime Monzón integra a edição do Fórum Harmônicas Brasil em 2024. Episódio será liberado nesta segunda, 22 de abril. Xime conversa com o jornalista Roberto Maciel e o gaitista Jefferson Gonçalves sobre temas como o intercâmbio musical, experiências internacionais e os pontos e convergência entre a produção artística e a expressão cultural da Argentina, do Brasil e de outros países latino-americanos.
Além de Xime Monzón, a edição deste ano do principal evento da cultura gaitística da América Latina trará os harmonicistas José Staneck, representando o campo erudito, Vitor Lopes, um “chorão” da legítima raiz brasileira e o cearense Natanael Pereira, integrante da mais nova geração de instrumentistas brasileiros.
O acesso aos conteúdos é gratuito e livre para todas as idades e públicos no canal www.youtube.com/forumharmonicas. O Fórum Harmônicas Brasil tem patrocínio do Governo do Estado do Ceará, Cantina Pet e Portal InvestNordeste. O apoio é da ONG Casa de Vovó Dedé. O evento é realizado pelo VAAC – Via de Acesso à Arte e Cultura e ForBlues Produções. Mais informações no site www.forumharmonicas.com.
Os podcasts estão sendo veiculados nas plataformas Youtube e Spotify desde sábado, 20 de abril, com Staneck, dia 21/04 com Vitor e nesta segunda dia 22 co. Ximenes. No dia 25 de abril, última data, um especial do Natanael Pereira, acompanhado da violonista e cantora Rebeca Câmara, encerra a programação.
Criado em 2005, o Fórum valoriza a gaita, as distintas manifestações do instrumento e os modelos mais usados, estimulando a qualificação social e o empreendedorismo cultural. “Nosso propósito é o de chegar sobretudo a grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento”, diz o diretor do evento, Roberto Maciel, completando: “Ao longo de quase duas décadas de experiências, conseguimos somar um projeto digital com um presencial.
Em paralelo, o Fórum Harmônicas Brasil arrecadará com o público livros didáticos e paradidáticos, que serão doados à ONG Canoa Criança para utilização em ações com crianças e adolescentes.
OS CONVIDADOS
JOSÉ STANECK – Natural de São Paulo, mora e trabalha no Rio de Janeiro. Cursou a Escola Nacional de Música (RJ) e estudou em cursos de Harmonia Funcional, com Isidoro Kutno, e Análise Estética, com o maestro e compositor H. J. Koellreutter. Fez curso de aperfeiçoamento para a Harmônica com Maurício Einhorn. Venceu o I Concurso da Sociedade Brasileira de Jazz, na categoria Instrumentista. Interpretou, como solista, o “Concerto para Harmônica e Orquestra”, de Heitor Villa-Lobos, ao lado das orquestras Sinfônica da Paraíba, Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica Nacional e Sinfônica de Recife, sob a regência do maestro Carlos Veiga; Sinfônica Brasileira, na regência de Sílvio Barbato; e da Orquestra Pró-Música e Sinfônica de Curitiba, com o maestro Alceu Bocchino. Desenvolve trabalhos em duos e trios instrumentais. Participou do Fórum Harmônicas Brasil em 2005, com Cainã Cavalcante ao violão, e em 2015 com a Orquestra da Universidade Estadual do Ceará, regida por Alfredo Barros.
VITOR LOPES – Estudou com Omar Izar (gaita), Celso Brescia Leal (violão erudito), Ricardo Breim (percepção e harmonia), David Richards (improvisação), Claudio Leal Ferreira (re-harmonização e arranjo), José Roberto Araújo, André Hosoi e Milton Mori. Participou de master classes com Marco Pereira, Paulo Bellinati, Ulisses Rocha, Paulinho Nogueira e José Staneck. Integrou, juntamente com o violonista Guga Murray e o baterista Marcelo Costa, o grupo Um Trio Vira Lata, com o qual lançou os CDs “Um Trio Vira Lata” (2004), gravado ao vivo no Espaço Cachuêra!, em São Paulo (SP), e “Viragem” (2006), gravado ao vivo em Port Blanc, na França.
XIME MONZÓN – Natural de Buenos Aires (Argentina), é cantora, gaitista e compositora. Xime, atualmente, é umas das harmonicistas mais atuantes nos circuitos de blues feitos na América Latina – incluindo em parcerias com grupos como o referencial Blues Etílicos, no qual atua o gaitista Flávio Guimarães. Com uma carreira sólida, estreitou relação com o Brasil, por meio de outros grandes nomes da gaita e do blues nacional. Gravou seu álbum “My Harp My Soul” por um selo nacional, o Chico Blues Records. Já fez seguidas turnês em estados brasileiros e participou das edições 2015 do Fórum Harmônicas Brasil e 2016 do Festival Canoa Blues.
NATANAEL PEREIRA – Cearense, é licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará. Nasceu em 1995, em Fortaleza, e foi apresentado ao instrumento aos 12 anos de idade. Em 2018 lançou o primeiro disco, intitulado “Musicalmente Falando”. No no mesmo ano participou de CD em tributo ao harmonicista brasileiro Mauricio Einhorn, iniciativa que reuniu 27 gaitistas do país inteiro. Já se apresentou no Fórum Harmônicas Brasil e no Fwstivcal Jazz & Blues de Guaramiranga. No Fórum 2024, forma duo com Rebeca Câmara (violão e voz).
Serviço
FORUM HARMÔNICAS BRASIL 2024
De 20 a 25 de abril de 2024
Gratuito e Online no YouTube
https://www.youtube.com/forumharmonicas