Funcionários do Banco do Brasil planejam paralisação
Os funcionários do Banco do Brasil irão decidir virtualmente sobre a proposta do Sindicato dos Bancários do Ceará acerca da paralisação por prazo determinado em razão da reestruturação anunciada recentemente pelo banco, que prevê fechamento de agências, desligamento de trabalhadores em plena pandemia e a extinção da função de caixa.
O período de votação da assembleia se dará por meio do endereço https://bancarios.votabem.com.br/ e vai das 17h às 21h do dia 26 de janeiro de 2021. Segundo o sítio do sindicato, o link não computará votos feitos fora deste horário.
A paralisação por prazo determinado, se aprovada, ocorrerá a partir da 00h às 23h59 do dia 29 de janeiro de 2021.
O edital com todas as informações está disponível na página do Sindicato dos Bancários do Ceará na internet: https://www.bancariosce.org.br/bancarios-do-banco-do-brasil-vao-decidir-sobre-paralisacao-do-dia-29-1/.
As medidas de reestruturação já eram esperadas pelo corpo funcional desde o início de 2020, mas surpreenderam em razão do descaso para com os funcionários da instituição financeira e também para com os clientes de muitas cidades Brasil afora, que irão ficar sem agência bancária.
Em Fortaleza duas agências serão fechadas.
O ano de 2020 marcou negativamente os funcionários do BB na capital, como foi o caso da remoção a marteladas da estátua Mulher Rendeira que ficava na área externa do condomínio Praça do Carmo, equipamento que dá nome a uma agência mantida no edifício que está localizado no cruzamento da avenida Duque de Caxias com a rua Barão do Rio Branco. Além disso, a referida agência permaneceu fechada no dia 30 de novembro do ano passado em razão de contaminação por coronavírus conforme funcionários do condomínio que, temendo represálias, não quiseram se identificar.