Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Franquias de alimentação crescem 43,9% no 1º tri do ano apesar de desafios operacionais

As franquias de alimentação experimentaram um crescimento significativo de 43,9% no primeiro trimestre de 2024, impulsionadas pelo aumento das vendas durante a Páscoa e o sucesso das chocolaterias. Em 2023, o setor registrou um crescimento de 19% em seu faturamento, totalizando R$ 61,959 bilhões. O número de unidades em operação subiu 12%, de 40.520 para 45.709, enquanto o número de redes cresceu 9%, de 857 para 938. Esses dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no final de junho, durante o Seminário Setorial de Food Service, parte da ABF Franchising Week 2024. A presença crescente de consumidores nos estabelecimentos e a consolidação do serviço de delivery têm contribuído para a prosperidade do setor de alimentação, que inclui foodservice e comércio e distribuição.

No entanto, desafios como o aumento dos custos de produtos e serviços, margens de lucro mais estreitas e dificuldades na retenção de colaboradores, mesmo com investimentos em treinamento e capacitação, persistem. A Pesquisa Anual Setorial de Foodservice 2024, realizada pela ABF em parceria com a GALUNION, mostrou que 88% das marcas de alimentação tiveram aumento nas vendas em 2023 em comparação com 2022, com 22% das empresas reportando crescimento superior a 15%. Em termos de lucro, 97% das empresas aumentaram a receita, embora apenas 16% tenham registrado um crescimento acima de 15%.

Os custos continuam a ser uma pressão constante. O Custo de Mercadoria Vendida (CMV), que inclui descartáveis, custos logísticos e mão de obra direta, manteve-se praticamente estável, de 34,4% em 2022 para 34,3% em 2023. Já os custos com pessoal subiram de 18,9% em 2022 para 19,6% em 2023. A pesquisa abrangeu 64 marcas de alimentação com 11.260 pontos de venda. “Esses números mostram que o setor de foodservice é saudável e apresenta bons resultados, apesar dos desafios como inflação, aumento de custos e impostos. Muitas marcas não conseguem repassar esses custos ao consumidor, trabalhando com margens apertadas. Mesmo assim, o segmento de alimentação mantém um faturamento positivo, evidenciando a força do franchising e a importância do sistema de delivery”, afirmou Tom Moreira Leite, presidente da ABF. Em Fortaleza, a Benevolo Cafe e Gelato é um exemplo de franquia em crescimento.

Com nove lojas atualmente, a marca iniciou o modelo de franquias em fevereiro deste ano. “Estamos junto com o franqueado, continuamos sendo operadores. Enfrentamos desafios similares, incluindo a carência de profissionais especializados e comprometidos, embora tenhamos baixa rotatividade e colaboradores que estão conosco há mais de quatro anos. Pretendemos expandir, acreditando no potencial para 18 a 20 lojas no Ceará, incluindo a capital e o interior”, disse Jefferson Deywis, CEO da Benévolo.”A pesquisa da ABF destaca um cenário complexo para as franquias de alimentação. O crescimento é acompanhado de desafios como custos operacionais elevados, gestão de pessoas, concorrência intensa, além da necessidade de manter a padronização e qualidade. Os clientes estão mais exigentes, e os empreendedores precisam investir em marketing e branding para manter e fidelizar clientes”, comentou Marta Campêlo, presidente do Ideias e Soluções Empresariais (IDESE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.