Franco-brasileiro René Cresson é referência em Baturité (CE) por seus dons espirituais em prol das pessoas e da ciência
A natureza presente no Maciço de Baturité, no centro-norte cearense, atrai visitantes de diversas regiões do estado, do Brasil e até de outros países. É o caso do arquiteto paisagista René Marcel Cresson, francês de 66 anos que se rendeu às belezas naturais da serra. Desde 2004 ele está à frente de uma pousada Mariana na serra que, quatro anos mais tarde, passando a dividir a gerência com a esposa, a terapeuta integrativa e consteladora familiar Nayara Fortaleza, alterou o nome para Pousada Le Monte Cristo. É no empreendimento que Cresson atua como empresário e chef renomado de cozinha. Entretanto, a localização florestal vem possibilitando a René a aplicação de outras habilidades que vão além do material.
Espiritualista e sensitivo, nesse refúgio paradisíaco René tem uma outra missão: auxiliar pessoas por meio de terapias espirituais, incluindo clarividência, leitura de fotografias, limpeza energética, projeção astral e suporte espiritual para pessoas em momento de luto. Movido pela paixão de ser um guia para momentos difíceis ou de autodescoberta, o empresário não cobra pelos atendimentos que faz. No mesmo espaço de hospedagem, há também momentos de terapia integrativa, constelação familiar e sagrado feminino e masculino, ministrados por Nayara.
O empreendimento que Cresson gerencia ao lado da esposa tem a visita de famosos, como o humorista Ciro Santos, Felipão, Philippe Dantas e Rafael Magoo, entre outros. Mas o empresário ambiciona a visita de pesquisadores em sua casa para compartilhar seus dons com a ciência. Na visão de Nayara, seu marido possui um dom que precisa ser explicado pelas vias científicas. “Queremos nos conectar com pesquisadores, filósofos e estudiosos de todo o mundo para demonstrar esse dom que René possui, essa capacidade de fotografar outras dimensões e assim contribuir com a ciência em maior alcance”, afirma a terapeuta.
Em seu perfil no Instagram, René posta algumas das milhares de fotos onde ele captura momentos da quinta dimensão, uma realidade muito além do espaço, matéria e tempo ainda em discussão entre cientistas de todo o mundo. “Na quinta dimensão, as fronteiras entre espaço e tempo se fundem, permitindo uma experiência mais profunda da realidade. É um estado de consciência que transcende limitações e nos conecta a um universo de possibilidades infinitas”, esclarece Cresson em um post no Instagram.
O francês quer que seu vasto acervo saia dos arquivos pessoais para exposições. O foco é proporcionar ao público a revelação da existência de mais dimensões além das quatro mais conhecidas pela humanidade: comprimento, largura, profundidade e tempo. Acreditando no potencial científico inovador de suas imagens, Rene e Nayara procuraram até mesmo Kip Thorne, físico teórico americano e consultor técnico no filme Interestelar (2014), produção que, para Cresson, representa a quinta dimensão com exatidão.
Do ateísmo para a espiritualidade
Quem vê o interesse e a dedicação de René pelos assuntos metafísicos nem desconfia de seu passado cético. Antes de sua chegada no Brasil, em 2004, o francês até então se considerava ateu. Mas seu ceticismo foi deixado de lado quando ele vivenciou uma experiência religiosa única durante uma visita na Bósnia e Herzegovina na década de 1990, quando este país do sudeste europeu vivenciou uma guerra civil sangrenta.
Toda a história é narrada por Nayara, oferecendo um suporte linguístico ao marido que ainda não abdicou do forte sotaque parisiense mesmo morando aqui há décadas. De acordo com Nayara, Cresson, que trabalhava como arquiteto paisagista em Paris, fez essa viagem a convite de um amigo católico. Foi em uma capela da vila de Međugorje que René teve uma visão espiritual que mudou sua vida para sempre.
Depois dessa experiência, ele passou a morar voluntariamente em um monastério jesuíta na França, onde cuidava de padres aposentados. Três anos mais tarde, conheceu um padre brasileiro que estava defendendo uma tese de doutorado em Escatologia. Em seguida, sentiu o chamado para vir para o Brasil e estabelecer a Le Monte Cristo.
Serviço:
René Marcel Cresson
Fone/Whatsapp: (85) 99139-4989
Instagram: https://www.instagram.com/renemarcelcresson/
Pousada Le Monte Cristo:
Endereço: CE 365 – Sitio São Francisco – Entrada no Brejo (Tempero da Serra s/n, Baturité – CE, 62760-000
Telefone: (85) 99605-9300