Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Fotografia criativa: aprenda como sair da caixinha na hora de fotografar

Frederico Gomes revela o segredo para vencer o bloqueio e produzir imagens de tirar o fôlego

Fotografar é uma arte. Muito mais que saber explorar todas as ferramentas, aberturas e perspectivas, é preciso um olhar apurado para a imagem antes mesmo de pressionar qualquer botão. Ao considerar a infinidade de nuances, não é incompreensível o medo de sair do tradicional e experimentar novas técnicas que muitos têm, iniciantes ou não.

O fotógrafo e publicitário Frederico Gomes explica que o primeiro passo para vencer essa trava e produzir cliques mais criativos está no ato de criar repertório. “Para que haja elementos para poder mesclar ideias e criar algo novo, é necessário se munir de inspirações e informações que auxiliem na criação de uma bagagem de conteúdo que facilitará o processo de inovação”, aponta.

Essas referências podem vir tanto de pesquisas específicas, quanto de vivências diárias que não necessariamente tenham relação com a fotografia. “No meu caso a minha atenção está sempre voltada para cores, luzes, composições. Toda vez que vejo um filme, por exemplo, reparo em como esses elementos se comportam e faço o exercício de me questionar sobre o que posso trazer de interessante para minha fotografia”, explica.

O exercício de buscar e trabalhar esses aspectos, muitas vezes percebendo e acrescentando aperfeiçoamentos, é o diferencial que pode trazer tanto referência quanto pioneirismo no assunto. “Sair da caixinha é estar sensível à criatividade, é treinar o cérebro fora da pressão do ensaio fotográfico com cliente. É treinar nas horas vagas, é conversar com as pessoas, assistir um filme, ler um livro e fotografar de vários ângulos, fazendo o máximo de fotos de um objeto sem que nenhuma das fotos sejam iguais. É explorar o máximo, conseguir criar conexões e começar a criar tudo isso naturalmente”, exemplifica Frederico Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.