Fortaleza lidera Ranking Connected Smart Cities 2022 no Eixo Tecnologia e Inovação
Cidade está na 2ª posição das cidades mais inteligentes do país na região Nordeste e alcançou também a quarta posição no Eixo Empreendedorismo.
De acordo com o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, Fortaleza (CE) conquistou a primeira posição no eixo Tecnologia e Inovação e a segunda posição entre as cidades da região Nordeste.
A cidade também figura na quarta posição no eixo Empreendedorismo. No cômputo geral do ranking em 2022, Fortaleza ocupa a 17a posição entre as cidades mais inteligentes e conectadas do país. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC) e, na terceira localização, figura São Paulo (SP).
O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e quinta-feira, a 8a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece presencialmente nesta terça e quarta-feira, e no formato digital, na quinta-feira, 06.
O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.
O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.
“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.
DESTAQUES FORTALEZA
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, comentou a premiação: “Fortaleza teve um avanço significativo no ranking de cidades inteligentes: subiu cinco posições no último ano, ficando na 17ª posição no Brasil, e na 2ª no Nordeste. Em algumas categorias, teve um crescimento expressivo. No Empreendedorismo, a cidade ficou em 4º lugar no Brasil; em Ciência, Tecnologia e Inovação, ficamos em 1º lugar no País. Essa premiação nos motiva a continuar firmes nesse trabalho, ao mesmo tempo que nos impõe a responsabilidade de continuar avançando e traduzindo esse avanço em benefícios para a população”.
Segundo Sarto, a prefeitura tem feito um esforço contínuo na implementação de políticas que promovam o empreendedorismo e a inovação, como a criação do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) e dos programas Juventude Digital, TechEduca e Capacita Fortaleza. “Temos também estimulado projetos inovadores como o Re-ciclo, que promove a coleta seletiva utilizando triciclos elétricos, melhorando a renda e as condições de trabalho dos catadores de resíduos. Esse resultado é um ganho não só para o poder público, mas para as nossas universidades e toda a sociedade de Fortaleza”” acrescentou.
FORTALEZA EM NÚMEROS
A cidade de Fortaleza, que já registrava elevado índice de velocidade média das conexões na edição anterior do estudo, 126,4 mbps, registrou em 2022 o índice de 631,5 mbps de velocidade média nas conexões residenciais. A cidade conta ainda com oito operadoras do serviço e 100% da população coberta por sinal de 4G na cidade.
Em relação aos profissionais da cidade, 4,95% estão empregados no setor TIC (tecnologia, informação e comunicação), enquanto 8,3% estão empregados no setor de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).
De acordo com relatório do MCTIC, a cidade de Fortaleza conta com três Parques Tecnológicos e oito incubadoras de empresas, criando um ambiente propício para o desenvolvimento empreendedor e tecnológico. A cidade registrou no último período, crescimento de 0,32% no número de empresas de tecnologia, período em que a maior parte das cidades analisadas apresentou decréscimo (fechamento de empresas).
O município conta com 81,2% dos empregos formais no setor privado, demonstrando um dinamismo econômico, e registrou nota 9,9 na Escala Brasil Transparente. Com necessidade de melhorar seus indicadores de saneamento atrelados ao eixo de Meio Ambiente, a cidade conta com leis urbanísticas recentes, buscando um ordenamento do solo mais consciente e inteligente.
DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022
A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas: seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.
Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está São Caetano do Sul (SP). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.
OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO
O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).
PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES
O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 05, a partir das 09h.
SERVIÇO
8a.Edição Connected Smart Cities & Mobility
Datas: 04, 05 e 06 de outubro de 2022
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP), dias 04 e 05; e no formato digital no dia 06
Mais informações: https://evento.
Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/
Realização: Necta (www.nectainova.com.br)