Fortaleza e Ceará precisam reagir no Campeonato Brasileiro
(Por: Felipe Paixão)
O Campeonato Brasileiro da Série A começou para Fortaleza e Ceará. No entanto, as equipes estão passando um momento turbulento na competição. Os dois times cearenses não tem tido um bom início de Campeonato Brasileiro.
O fato de Fortaleza está disputando à Libertadores e o Ceará a Sul-Americana tem atrapalhado o início da competição. Todos os jogos, os times cearenses tem mudado de escalação, pois o calendário não permite que haja descanso adequado entre um jogo e outro, gerando um desgaste grande dos atletas, provocando queda de rendimento.
Fortaleza
Estamos no início da competição, mas a situação do Fortaleza começa a se complicar na Série A. O time de Vojvoda segue na lanterna, com 1 ponto em 6 jogos disputados. O time tricolor tem um jogo a menos contra o Ceará. Os jogos do Fortaleza até o momento: (Fortaleza 1×0 Cuiabá), (Internacional 2×1 Fortaleza), (Fortaleza 1×1 São Paulo); (Corinthians 1 x 0 Fortaleza), (Fortaleza 0x1 Fluminense). O pior início tricolor no atual formato da 1ª divisão. A reação deve ser imediata. Para além do momento, da zona de rebaixamento, o problema é o futuro: o Brasileiro cobra caro todo esse desperdício.
O alerta deve ser ligado. São 38 finais. O torneio exige muito. Hoje, dos 20 participantes, o único que soma 1 ponto é o Fortaleza. O elenco tem potencial para evoluir, pode reagir, mas a resposta deve vir em resultado. A campanha do ano passado serve como expiração para sair da última colocação da tabela. O fio condutor do Fortaleza é a manutenção na 1ª divisão nacional.
Todos esses pontos perdidos aumentam a responsabilidade pelo resultado na sequência, apesar dos adversários. O Leão tem a missão de frear as derrotas consecutivas para subir na tabela e se afastar da zona de rebaixamento.
Ceará
Já o Ceará não é diferente. A boa situação na Sul-Americana, com 100% de aproveitamento, tem custado o desempenho no Brasileiro. Dos 5 jogos da equipe na competição, conseguiu somar 5 pontos e ocupa a 19ª posição. O Ceará não tem conseguido ter intensidade durante os 90 minutos e isso custou duas derrotas em casa.
Os jogos que Ceará fez até o momento: (Palmeiras 2×3 Ceará), (Ceará 1×3 Botafogo), (Ceará 0x1 Bragantino), ( Atlético Paranaense 1×0 Ceará), ( Ceará 2×2 Flamengo), ( Santos 0x0 Ceará).
Contra Botafogo e Bragantino, só conseguiu ser superior em um dos tempos e quando já estava atrás no placar. Temos a seguinte lembrança do Ceará: no último rebaixamento do Vovô na Primeira Divisão, em 2011, o time foi semifinalista da Copa do Brasil. É necessário também que o Vovô consiga uma reação no Brasileiro.
Opinião
Pra mim, fica claro que Fortaleza e Ceará não tem elenco para encarar duas frentes com a mesma qualidade. Por isso, clubes como os nossos, que não tem elenco vasto, investimentos gigantes, precisam priorizar o Brasileiro. Campeonato que dá toda sustentação ao sucesso que vive Fortaleza e Ceará.
Para os nossos times, o momento é agora. O Brasileiro é traiçoeiro, ele lhe engana. A falsa sensação de que é um campeonato longo, que depois dá pra reagir, pode te colocar em uma situação muito ruim de “correr atrás“. É necessário dar mais atenção a Série A. Tratar o Campeonato Brasileiro como prioridade. Só assim, os times cearenses podem participar de competições internacionais com frequência.
Pra mim, Fortaleza e Ceará contrataram pouco e mal em algumas posições. Para as competições que iam disputar em 2022, a quantidade de jogadores era pra ter sido maior. Um exemplo que faltam peças é se o ala Pikachu do Fortaleza não jogar. Quem entra no lugar dele? Ninguém sabe. Já o Ceará, é se o meia Vina não for relacionado para a partida. Quem entra? Difícil, né? Pois bem, é assim que Fortaleza e Ceará começaram o campeonato. Nesta janela de transferências que se abre em julho, tomara que Fortaleza e Ceará tragam jogadores e não fiquem enganando o seu torcedor. Ceará e Fortaleza precisam de reforços com urgência!