Fortaleza abrigará Centro Integrado de Segurança Pública (CISP)
Ao lado do governador Camilo Santana, o prefeito José Sarto participou da assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das intervenções
Fortaleza abrigará, em região estratégica da Cidade, um novo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Na manhã desta quinta-feira (07/01), o prefeito da Capital, José Sarto (PDT), participou, ao lado do governador Camilo Santana (PT), da solenidade de assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras do complexo. O equipamento será edificado nas imediações das avenidas Borges de Melo e Aguanambi e reunirá as sedes administrativas de diferentes esferas de atuação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Oriundos do Governo do Estado, os investimentos iniciais superam a ordem dos R$73 milhões. O projeto prevê a integração das sedes da SSPDS, da Polícia Militar (PMCE), da Polícia Civil (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e do Centro Integrado de Inteligência. Além da interligação com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), será paralelamente implantado um centro de convivência.
As estruturas estarão distribuídas em área equivalente a 80 m². Ao assegurar maior eficiência administrativa, operacional e logística, a iniciativa ampliará a sensação de segurança a quem transita pela Cidade. Parabenizando o governador Camilo Santana, Sarto reiterou os benefícios qualitativos estimados. “Do ponto de vista geoestratégico, esta região é bastante privilegiada e facilitará os deslocamentos. A interlocução entre as forças de segurança irá, de forma intersetorial, qualificar a prevenção e, quando necessário, a repressão à criminalidade. Certamente, irá contribuir para a melhoria dos indicadores da violência”, destacou.
Na ocasião, Camilo Santana enfatizou os investimentos desprendidos em inteligência em defesa da Capital. “Aqui, temos uma localização privilegiada, com acesso rápido e avenidas duplicadas. Vamos ter um dos mais modernos centros de inteligência e operações táticas do Brasil. Isso vai dar agilidade, facilitar e integrar cada vez mais o trabalho. Não temos medido esforços em fazer investimentos em inteligência, pessoal e equipamentos. Essa é uma modelagem utilizada no mundo inteiro, que é a integração das forças públicas”, disse.
O governador destacou, também, a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza. “O Coronel Holanda, novo secretário da Segurança Cidadã do Município, irá desempenhar importante papel para o trabalho de integração e valorização dos profissionais e das ações da segurança pública”, acrescentou.
Equipamentos públicos e serviços urbanísticos
Os recursos aplicados contemplam, ainda, a instalação de equipamentos públicos e a realização de serviços urbanísticos e paisagísticos. Além da manutenção de zonas verdes, haverá a implantação de academia ao ar livre, pista de cooper, Brinquedopraça, Areninha e estruturas de acesso e circulação.
Entenda a localização
O CISP estará situado nas proximidades da Base Aérea de Fortaleza e utilizará o terreno do Quartel do Comando da Polícia Militar, além de área adjacente, cedida pela União, de cerca de 35 mil m² entre as avenidas Aguanambi e Borges de Melo.
Clique aqui e confira a apresentação
Acompanharam a assinatura da ordem de serviço do CISP o comandante-geral da PM, coronel Márcio de Oliveira, o comandante do CBMCE, coronel Ronaldo Araújo, o delegado-geral da PCCE, Marcus Rattacaso, o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, Helano Matos Nogueira, além do titular da Superintendência de Obras Públicas, Quintino Vieira.