Embora o assunto esteja constantemente na ordem do dia, muito ainda há o que se discutir sobre aborto. E o Festival Varilux de Cinema Francês traz uma importante contribuição: o filme “O Acontecimento”, da diretora franco-libanesa Audrey Diwan, premiado com o Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Veneza, em setembro de 21. O longa integra a programação do Festival Varilux, de 21 de junho a 6 de julho, e estará nos cinemas de todo o Brasil a partir de 23 de junho, juntamente de todos os outros filmes desta edição. A distribuição é da Zeta Filmes.
O filme se passa na França de 1963, quando Anne – interpretada por Anamaria Vartolomei -, uma jovem e promissora estudante, vê seu futuro ameaçado após saber que havia engravidado acidentalmente. Ela, então, decide fazer um aborto, mesmo com toda a dor e vergonha que sente, e ainda que possa eventualmente ser presa. Assim se envolve sozinha em uma corrida contra o tempo – e o avanço da gravidez -, determinada a ser dona de seu próprio corpo e de seu próprio destino. O longa é uma adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux.
“Fiz este filme com raiva e desejo, fiz com meu estômago, com minhas entranhas com meu coração”, discursou a diretora ao receber o Leão de Ouro no Festival de Veneza, prêmio concedido após decisão unânime do júri.
“O Acontecimento” chega em consonância com os diversos movimentos que pregam o direito de escolha da mulher sobre o próprio corpo. Em alguns países, as demandas pelo aborto legalizado e seguro foram finalmente atendidas – como na Argentina, em 2020, e no Chile em 2022 -, representando um grande avanço. Porém, a pauta ainda encontra uma severa resistência por parte de setores da sociedade. Recentemente, segundo documentos internos vazados, a Suprema Corte dos Estados Unidos rascunhou um parecer de quase 100 páginas que teria potencial para derrubar o direito legal ao aborto no país.
O ACONTECIMENTO (L’événement)
2021 / 1h40 / Drama
Com: Anamaria Vartolomei, Kacey Mottet Klein, Luàna Bajrami
Direção: Audrey Diwan
Distribuição no Brasil: Zeta Filmes
Sinopse: Uma adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux. França, 1963. Anne, uma estudante promissora, engravida. Ela decide abortar, pronta para fazer qualquer coisa para se livrar do bebê e ser dona de seu próprio corpo e de seu futuro. Ela se envolve sozinha em uma corrida contra o tempo, desafiando a lei.
Para imagem do filme, clique aqui: O Acontecimento
Para imagem do cartaz, acesse: cartaz Festival Varilux 2022
Para download de fotos, acesse: LAB de Roteiros
Para a logo da edição Varilux 22, clique em: Logo Varilux22