Festas juninas mais badaladas desse Brasil para curtir no friozinho!

Descubra as celebrações juninas mais imperdíveis do país que aquecem o coração no inverno brasileiro.

As festas juninas têm origem nos costumes católicos da Europa, mas ganharam características próprias no Brasil até que, para muita gente, se tornaram totalmente desprendidas de qualquer cunho religioso.

Comidas e músicas típicas, brincadeiras, danças e muita tradicionalidade de todos os cantos do país fazem da festa junina um dos eventos mais queridos e lucrativos do ano. Em 2023, o Ministério do Turismo projetou que as comemorações tiraram cerca de 26,2 milhões de pessoas de casa, movimentando R$ 6 bilhões.

A festança toma conta de todo o Brasil, mas alguns são verdadeiros patrimônios nacionais que todos devem conhecer neste inverno!

São João de Campina Grande

Considerada a maior festa junina do mundo, com duração de 31 dias, o São João de Campina Grande, na Paraíba, é um verdadeiro espetáculo da cultura nordestina, com as tradicionais quadrilhas, apresentações musicais e o famoso Casamento Coletivo.

O epicentro da comemoração é o Parque do Povo, onde ficam o parque de diversões, as barracas de comida e o palco principal, mas outros locais também entram na festa, como a Vila Nova Rainha, a Vila Sítio São João e o Galante.

Em 2024, dezenas de artistas confirmaram shows, como Wesley Safadão, Xand Avião, Zé Vaqueiro, Pedro Sampaio, Calcinha Preta, Alok, Alceu Valença, Elba Ramalho, Simone Mendes e muitos mais.

São João de Caruaru

Outra festa junina renomada é o São João de Caruaru, em Pernambuco. Com muito forró, quadrilhas, fogueiras, shows de fogos de artifício, recitais, peças de teatro e comida típica, o evento acontece durante vários dias.

Em 2024, a festa começou com o São João na Roça, no distrito de Gonçalves Ferreira, em 19 de abril. A prefeitura de Caruaru já confirmou que a celebração terminará apenas em 29 de junho.

Vários artistas já se apresentaram, mas ainda há muita diversão pela frente. Nomes como Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Raça Negra, Maiara e Maraisa, Luan Santana, João Gomes, Olodum, entre outros, agitarão a multidão nos próximos dias.

Festival de Parintins

Embora não seja uma festa de São João como os outros eventos, o Festival de Parintins é associado às celebrações juninas por causa da época em que acontece, no final do mês de junho.

Este é o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo, cujo ponto focal é a tradição do boi-bumbá, uma variação amazonense do bumba-meu-boi do Maranhão.

Com um desfile que se assemelha às competições das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, as alegorias se dividem entre os vermelhos e os azulados, pertencentes aos bois Garantido e Caprichoso, respectivamente.

O evento acontece desde os anos 1960 e ganhou um espaço especial próprio em 1988 – o Bumbódromo, uma espécie de Sambódromo dos bois.

Festas juninas em São Paulo

As maiores e mais prestigiadas festas juninas do Brasil acontecem nas regiões Norte e Nordeste, mas outros estados também se rendem às delícias da época. Como a cidade mais movimentada do país, é claro que São Paulo não poderia ficar de fora.

Festa Junina – Família no Parque

Em junho, uma festa junina especial para a criançada acontecerá aos finais de semana no Parque Villa-Lobos. Além das brincadeiras clássicas – tiro ao alvo, pescaria, arremesso de argola, boca do palhaço… – os pequenos também se divertem com dinâmicas em grupo e trampolim, tobogã, tirolesa, futebol de sabão e muito mais.

É claro que as guloseimas também não podem faltar. As barraquinhas são recheadas de pipoca, milho cozido, cachorro-quente, espetinho, maçã do amor, etc.

  • Data: 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de junho

  • Horário: 10h às 18h

  • Local: Parque Villa-Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros)

  • Ingressos na bilheteria ou online

Quermesse do Calvário

Uma das festas juninas mais populares da capital é a Quermesse do Calvário. Super tradicional e muito querida, acontece nas dependências da Paróquia São Paulo da Cruz, no bairro de Pinheiros.

São mais de 20 barracas de comida e brincadeiras, além de várias rodadas de bingo valendo prêmios em dinheiro. Também há apresentações musicais, principalmente de grupos de forró.

  • Data: 01/06 a 07/07

  • Horário: 17h30 às 23h30 (sábados) e 17h30 às 22h30 (domingos)

  • Local: R. Cardeal Arcoverde, 950 – Pinheiros

  • Ingressos na bilheteria e online

Outras programações para curtir o inverno em São Paulo

Quer um programa mais tranquilo do que uma festa para aproveitar o friozinho do inverno paulista? Veja duas opções incríveis abaixo!

Passeio em Campos do Jordão

Um dos destinos mais badalados do estado, Campos do Jordão é muito procurado no inverno. Como o município fica na Serra da Mantiqueira, o clima montanhoso é perfeito para casais e famílias.

Dentre as atividades, é quase obrigatório conhecer os parques Capivari e Amantikir, a Maria Fumaça na Estação Emílio Ribas e o Bosque do Silêncio.

Também vale muito a pena saborear chocolates e cervejas artesanais, ambos produzidos por produtores locais em diversos estabelecimentos da cidade.

Brunch

Híbrido de café da manhã e almoço, o brunch é uma refeição diferente e sofisticada, muito popular na América do Norte e na Europa.

Vários restaurantes oferecem o brunch nos finais de semana. O cardápio inclui pães, frios, queijos, frutas frescas, tapioca, ovos, panquecas, waffles, xarope de bordo, frutos do mar, grelhados e open bar de bebidas com e sem álcool.

É o programa perfeito para aproveitar o friozinho de junho sem sair da cidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar