Festa virtual é alternativa para confraternização de fim de ano nas startups
Com boa parte dos colaboradores em trabalho remoto, empresas se reinventam para realizar a “festa da firma”
Em anos normais, muitas startups estariam programando neste momento a celebração dos resultados com seus colaboradores, seja na empresa, espaço de eventos, sítios, bares ou restaurantes. No entanto, devido à pandemia, a “festa da firma” será bem diferente na maior parte das startups brasileiras. A fim de evitar a proliferação do coronavírus, os gestores, o departamento de RH e até mesmo os próprios colaboradores optaram por reinventar a celebração de final de ano, com boa parte das organizações aderindo às festas virtuais.
Segundo Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning – empresa de soluções digitais para treinamento e desenvolvimento corporativo, por mais que o trabalho seja completamente remoto, realizar uma comemoração virtual pode ser tão divertido quanto uma festa presencial. “Existem diversas formas de realizar um evento digital que possa atrair os funcionários. O gestor pode oferecer uma live exclusiva com algum famoso ou personalidade de destaque, levar caixas surpresas para casa dos funcionários com quitutes e bebidas e até mesmo realizar um concurso com premiações”, comenta Vasconcelos.
A seguir, conheça as iniciativas de algumas das startups brasileiras para a comemoração de fim de ano:
Os funcionários da NeoAssist, empresa pioneira em tecnologia omnichannel de atendimento ao cliente e referência em educação de mercado, não desistiram de comemorar o fim de 2020 com uma festa. Respeitando a segurança de todos, a equipe unida decidiu realizar um happy hour virtual após o último dia de imersão no trabalho. Colaboradores da empresa foram convidados para realizar um show durante a noite, enquanto outros irão participar como DJs, cantores e, alguns ainda irão tocar violão para os colegas. A NeoAssist vai enviar um kit festa para a casa de cada funcionário para que possam aproveitar 100% do evento. Dinâmicas e brincadeiras também estão inclusas na celebração.
Assim como todos os anos, a Prime Arte, produtora de conteúdo e tecnologia, convidou todos os seus funcionários para uma confraternização de fim de ano, só que dessa vez, de forma virtual. Com o objetivo de agradecer a colaboração de todos para o crescimento da empresa em 2020 e apresentar colegas de trabalho contratados ao longo do ano que ainda não haviam sido devidamente apresentados, a produtora vai oferecer um voucher para cada colaborador pedir de casa sua comida e bebida preferida e assim, realizar um jantar online com todos. Para Leandro Alvarenga, CEO da Prime Arte, o evento será a ocasião perfeita para todos se conhecerem. “Esse será o momento de comemorar os desafios que superamos durante o ano e apresentar tudo o que fizemos e conquistamos”.
Principal plataforma de prospecção digital do País, a startup vai realizar a sua festa de fim de ano de maneira híbrida – com poucas pessoas no escritório mantendo o distanciamento social e a maioria de casa. Segundo Ricardo Corrêa, CEO da Ramper, quem tiver de casa irá receber um voucher para pedir o que quiser em uma plataforma de delivery. “Anteriormente, já realizamos happy hours virtuais e o modelo foi bem-sucedido, com vários colaboradores ficando on-line para bater papo até o início da madrugada. Tenho certeza que o modelo é o ideal para o momento em que vivemos”, conta.
Com o propósito de apoiar bares e restaurantes em sua Transformação Digital, a Goomer sempre fez o encerramento do ano de forma presencial. Neste ano, a empresa que conta com 65 colaboradores organizará um evento online com uma temática toda voltada ao cinema. Os funcionários irão receber um kit para a festa, com comidas e bebidas a caráter, e também vão acompanhar a premiação do Goomer Awards, que irá anunciar 3 colaboradores de destaque no ano para cada um dos 7 princípios da startup. “A festa será a altura do desempenho da organização no ano, que foi muito importante para a história e futuro da Goomer”, afirma Álvaro Barbosa, diretor de marketing da startup.
A Compugraf, provedora de soluções de segurança da informação e privacidade de dados das principais empresas brasileiras, sempre valorizou as comemorações internas destinadas aos colaboradores, como aniversário da empresa, aniversário dos colaboradores, metas batidas, entre outras, principalmente as que envolvem o merecimento dos mesmos. Com a festa de final de ano não é diferente. Mas com a pandemia e o ano atípico que vivemos, a Compugraf adaptou-se ao novo normal para comemorar o tão merecido desempenho dos colaboradores em 2020. Na semana que antecede o Natal, os 150 colaboradores receberão em suas casas uma cesta especial com itens típicos de Natal, como por exemplo panetones, petiscos e bebidas, para que no dia 18 de dezembro, possam participar do MUDA, evento com o objetivo de prestigiar e propor mudanças internas para 2021, que será encerrado com um brinde virtual e com uma live via plataforma do teams com um DJ – que é colaborar da Compugraf – tocando todos os gostos musicais.
Este ano na LEO Learning, as comemorações também serão no formato online, diretamente da plataforma da companhia, a Smart Events – solução digital desenvolvida para congressos, seminários e convenções, completamente personalização voltada para as necessidades de cada cliente. Para o evento todos irão receber um kit com presentes e acessórios para utilizar no momento da festa. Também terá premiações colaborativas, um meio de engajar o time, os destaques serão feitos por categorias divertidas como: “Miss Simpatia”, “Mais solícito”, “Chefe do ano”, etc. Para animar a festa, o show ficará por conta dos talentos da empresa, a LEO Learning criará um espaço para aqueles que quiserem apresentar suas performances ao vivo.