Fenop comemora 25 anos com grande encontro de portuários em Brasília
CELEBRAÇÃO EMOCIONOU
Uma celebração repleta de homenagens e saudosismo marcou os 25 anos da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), ontem (20), no Clube Naval, em Brasília (DF). Políticos, membros do Governo federal e o segmento logístico participaram do evento que falou dos desafios do setor e prognósticos para o futuro.
O presidente da Fenop, Sérgio Aquino iniciou a solenidade: “Esta comemoração é de todo o setor empresarial que atua no segmento portuário. Precisamos enaltecer este período que empoderou a iniciativa privada no porto”.
HOMENAGENS
Vários Sindicatos de Operadores Portuários (SINDOPs) foram homenageados com uma placa de condecoração da Fenop, são eles: Fundadores – SINDOPSA, SINDOPAR, SINDOP PR, SINDOP Imbituba, SINDOPERJ e SINDOMAR. Beneméritos – SINDOP PR e SOPESP.
PALESTRANTE GESNER OLIVEIRA |
O economista Gesner Oliveira fez a palestra central com o tema:“Os desafios do modelo portuário brasileiro”. Ele explicou como a infraestrutura e o setor portuário, em particular, são importantes para a recuperação da economia e, consequentemente, para o crescimento do Brasil. “A chance de retomada depende de reformas e do investimento. Falta tudo no Brasil: rodovias, ferrovias, hidrovias. Há uma série de segmentos com demandas. Os portos, naturalmente, constituem um dos atores mais importantes desta cadeia de infraestrutura e para haver investimento precisa haver um ambiente de negócios e legislação adequados. Hoje, o Brasil investe em infraestrutura pouco mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), quando na década de 1970 investíamos 5%. A título de comparação, a China investe 7% do seu PIB”.
Ele defendeu que a atividade portuária requer descentralização, além de maior e aproveitamento das sinergias nacionais. |
AUTORIDADES |
O Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Marcelo Sampaio ressaltou a satisfação de estar no evento. “É uma alegria estar nesta comemoração de 25 anos. A Federação tem um papel estratégico de relação junto com o governo e encontrarmos soluções juntos.”.
Também do Minfra, o diretor da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fábio Lavor, garantiu que o governo federal está discutindo as melhores formas para alcançar os investimentos solicitados. O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar dos Portos, Junior Bozzella (PSL-SP), enfatizou que a Fenop é uma entidade de respeito e credibilidade. O Senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura e Logística (Frenlogi), disse da parceria entre Frenlogi e Fenop. |