Faturamento em bares e restaurantes deve ficar estagnado em relação ao carnaval do ano passado, aponta levantamento da Abrasel Ceará
Nacionalmente, a perspectiva é de um crescimento significativo no faturamento no setor de Alimentação Fora do Lar, em comparação com o ano anterior, de acordo com levantamento recente realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). No entanto, no cenário cearense, a realidade é um pouco mais cautelosa.
Enquanto que a previsão nacional é que o setor alcance um aumento de até 15% no faturamento durante o período carnavalesco, com destaque para as cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), localmente, Taiene Righetto, presidente da Abrasel Ceará, pontua que, historicamente, o Carnaval no estado não resulta em faturamentos excepcionais.
A capital cearense, por exemplo, costuma perder parte de sua população para viagens, reduzindo a demanda local. Taiene ressalta que, em relação a meses normais, espera-se um aumento de 10 a 15% no faturamento, mas observa que a alta temporada tem ficado aquém do ano passado, indicando uma possível estagnação ou leve queda.
“Para sermos realistas e um pouco prudentes, nossa expectativa para este carnaval é manter-se equivalente ao ano passado, sem grandes aumentos significativos”, pondera Taiene.