Faturamento de lojas online em alta: dicas para economizar com o frete do seu produto
Compras pela internet crescem 117%; tecnologia, beleza e moda então entre os segmentos que mais se destacaram no último mês
Apesar da retomada dos comércios físicos, as vendas online continuam em alta e não param crescer. Em agosto, o número de compras pela internet cresceu 117% comparado ao mesmo mês no ano anterior, segundo levantamento da Synapcom – empresa líder no segmento de Full Commerce. Entre as milhares de opções oferecidas pelo comércio virtual, os itens de tecnologia se destacam em relação aos outros com 253% de procura, seguido por itens de consumo (175,6%), beleza e saúde (132,5%) e moda (68,4%).
Com o consumidor cada vez ativo no e-commerce, os lojistas precisam ficar ainda mais antenados com a jornada de compra do seu usuário, afinal, o recebimento de um produto é a parte final da experiência do cliente, tornando-se essencial para a conquista de confiança e fidelização. Uma má experiência ou fretes com valores muito altos, podem fazer com que o cliente desista da compra. Preços abusivos, demora na entrega ou danos à mercadoria estão entre as principais reclamações dos consumidores que compram na internet.
A startup de gestão de fretes Melhor Envio (www.melhorenvio.com.br), por exemplo, ajuda empreendedores a otimizarem tempo, ganharem competitividade com fretes mais baratos, integrações e rastreios automatizados. “Um dos maiores desafios para quem vende online é lidar com a objeção causada pelo valor do frete. Muitos se perguntam se é possível baratear a entrega sem prejudicar seu caixa” comenta Éder Medeiros – especialista em gestão de frete e CEO da startup.
Para tirar todas as dúvidas sobre opções de frete e custo, o especialista separou abaixo cinco pontos principais:
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Verifique se o seu frete está realmente caro
Observe em primeira mão se o frete está acima do valor normal. Vale lembrar que o critério para o valor final do frete, conta com diversos fatores: tamanho do pacote, ticket médio, localização da sua loja e o endereço do comprador e modalidades de entrega. Faça o exercício de sempre se colocar no lugar do cliente e observe a seguinte situação: se uma compra custar R$ 100 e o frete representar 25% desse valor, ele pode ser considerado razoável. Caso um produto custe R$60 e o frete R$40, a taxa é muito alta. Dessa forma, os consumidores não percebem a importância da entrega e acabam desistindo.
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Estratégias para ticket médio
Com estratégias de aumento de ticket médio, é possível reduzir a percepção que o seu cliente tem sobre o valor da entrega. Um jeito eficiente para colocar isso em prática é utilizar o cross-sell, conhecido como venda cruzada. Essa ação consiste em oferecer condições especiais de compra, colocando produtos relacionados como complemento. Dessa forma, você oferece descontos especiais quando comprados juntos ou até brindes.
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Atualize a visão que o seu cliente tem sobre o valor de frete
O uso da expressão frete grátis é um gatilho mental eficaz para o sucesso de vendas. Observe essa situação: uma compra de R$60 com frete de R$20 ou uma compra de R$50 com frete de R$ 30, em ambas situações o valor do frete é o mesmo, porém muitas pessoas optaram pela primeira opção, pois a percepção de valor é um pilar já construído pelas pessoas.
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Recupere os carrinhos abandonados
Fretes caros levam o índice de abandono em uma posição muito alta. Por isso, use a desistência para recuperar o cliente, aproveite para enviar um e-mail oferecendo algum incentivo, frete grátis pode ser um deles. Claro, faça isso de acordo com a demanda de sua empresa e, diante da necessidade de cada atendimento, avalie quais pedidos são interessantes.
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Alternativa de fretes