Exposição Resistência Vaga-lume chega em Fortaleza
Reunindo obras de 11 artistas, a exposição Resistência Vaga-Lume chega à Imagem Brasil Galeria, em Fortaleza, a partir do dia 28 de maio. A curadoria de Mateus
Sá e Eduardo Queiroga partiu das discussões e reflexões que trespassam os trabalhos, muitos deles desenvolvidos especialmente para esta exposição.
O conceito mais importante é a ideia de resistência, mas por vários atravessamentos que passam pelo afeto, pela cidade, pelas relações humanas, pela memória e pela identidade. A inspiração para batizar a exposição vem do livro “A sobrevivência dos Vaga-Lumes” do filósofo francês Georges Didi-Huberman.
A itinerância da exposição “Resistência Vaga-Lume”, que já teve uma primeira versão apresentada em Recife, em 2019, foi possível graças à aprovação do Funcultura, edital de incentivo à cultura de Pernambuco. “A cena cearense da fotografia sempre esteve em diálogo com a produção pernambucana, para o grupo será muito importante levar o trabalho para Fortaleza e ampliar esse diálogo, essa colaboração. A parceria com a Imagem Brasil Galeria também foi muito importante, pois nos acolheu assim que lançamos a ideia”, explica Eduardo Queiroga.
Apesar de se tratar de uma itinerância, o que o público alencarino encontrará na mostra será muito diferente do que foi apresentado em Recife. As questões trabalhadas, as autoras e autores, as abordagens permanecem as mesmas, mas as obras mudaram, formando um conjunto novo e inédito.
Serviços:
Exposição Resistência Vaga-lume
Local: Imagem Brasil Galeria – R. Rocha Lima, 1707 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60135-285
Abertura 28 de maio, as 9:30 da manhã, e visita guiada às 11hrs com curadores e artistas.
Horário da galeria: Seg. à Qui. das 08:30 às 18hs. Sexta das 08:30 às 19hs
A Exposição fica na galeria entre os dias 28 de maio à 08 de julho de 2022
Para mais informações: instagram.com/