Exposição em homenagem a Fausto Nilo abre sexta-feira (30) na Casa de Antônio Conselheiro
A exposição que celebra os 80 anos do artista, “Fausto Nilo: o tempo e o lugar” é uma realização da Casa de Antônio Conselheiro, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Localizado em Quixeramobim-CE, o equipamento cultural foi residência do homenageado durante a infância. Com curadoria de Jéssica Marques, a mostra traz a trajetória do letrista, arquiteto e urbanista sob a luz da memória afetiva. A abertura acontece dia 30 de agosto e contará com a presença de Fausto Nilo.
“Essa Casa é a Casa de Antônio Conselheiro, de Fausto Nilo e de todas pessoas que compreendam a arte como uma ferramenta de transformação social, com espírito revolucionário. É essa energia provocada pela feliz coincidência de Fausto Nilo ter morado, em sua infância, na Casa em que nasceu Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, uma cidade marcada por pessoas e episódios históricos para o Brasil. Abrir essa bonita e marcante exposição sobre o Fausto, em seus 80 anos, neste tempo e lugar, é uma celebração a sua vida, sua obra e é um presente para todos nós”, afirma o gestor do equipamento, Pedro Igor Pimentel.
O tempo e o lugar
“Fausto Nilo: o tempo e o lugar” versa sobre a trajetória do artista no sertão do Ceará na década de 1940. Nascido em Quixeramobim-CE, Fausto Nilo viveu na cidade até os dez anos, quando partiu para estudar em Fortaleza. Em sua terra natal, jogava bola ao som de Orlando Silva, através do sistema de alto-falante “Voz de Cristal”; desenhava paisagens azuis na beira do rio, lá nas marinheiras, e à sombra do pé de tamarindo observava o trem, que um dia o levaria em uma noite sem estrelas.
A curadora, Jéssica Marques, explica: “Fazer uma exposição sobre o Fausto Nilo em Quixeramobim-CE, na casa onde cresceu, é falar de memória afetiva, e esse foi o caminho para tecer a mostra. Em seus eixos curatoriais, a exposição traz as obras do artista com o seu olhar sensível; a criatividade da sua família; Quixeramobim com o que há de bucólico e contemporâneo, e com isso transborda o espaço cultural ocupando a cidade”.
Mística Residência
A casa onde nasceu Antônio Conselheiro, líder religioso e fundador do arraial do Belo Monte, mais conhecido como Canudos, foi construída no início do século XIX por Vicente Maciel, pai do líder sertanejo. No ano de 1949 foram feitas reformas na casa pelo então proprietário, Sr. Luís Costa, pai do compositor e arquiteto Fausto Nilo, a fim de se adequar aos padrões de conforto então vigentes, modificando os espaços com a criação de quartos e banheiros.
O homenageado
Nascido em Quixeramobim-Ceará, Fausto Nilo é letrista, arquiteto e urbanista. Ganhou destaque na cena musical brasileira nos anos 1970, sendo considerado um dos grandes nomes da MPB. Sua carreira musical começou a despontar com o sucesso da canção “Fim do Mundo” em 1972. Ao longo dos anos, ele compôs mais de 400 músicas que foram interpretadas por artistas consagrados como Fagner, Gilberto Gil, Gal Costa, Moraes Moreira e muitos outros.
Além de sua carreira na música, Fausto Nilo também é um arquiteto renomado. Ele participou de importantes projetos desenvolvidos, incluindo o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A obra de Fausto Nilo é marcada por seu talento em unir poesia e melodia, criando músicas que são ao mesmo tempo sofisticadas e populares. Seu legado cultural é vasto, abrangendo diferentes áreas da arte e influenciando gerações de artistas.
Serviço
Abertura da exposição: 30 de agosto às 19h na Casa de Antônio Conselheiro
Endereço: R. Cônego Aureliano Mota, 210 – Centro, Quixeramobim–CE
Instagram: @casadeantonioconselheiro