Evento online debate o ESG e o futuro das práticas sustentáveis no Agronegócio
Especialistas do setor abordam temas como tecnologia, biodiversidade, inclusão, transparência e governança
No dia 21 de novembro de 2024, acontecerá o evento ESG no Agro, que reúne especialistas para debater a importância da sustentabilidade na cadeia de valor do agronegócio, trazendo temas como a Educação Ambiental no Agro, o Impacto do Agronegócio na Economia, as Inovações para a sustentabilidade no setor, entre outros. A ação é realizada pela SB – Sustainable Business em parceria com a Áster Máquinas, que é concessionária John Deere, a maior fabricante de máquinas agrícolas do mundo, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O termo “ESG”, que em inglês significa “Environmental, Social and Governance”, que trata das melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio, tem protagonizado discussões sobre o futuro das organizações. “No Brasil, o Agro é a principal força econômica do nosso país, sendo responsável por cerca de 25% do nosso PIB. Por isso, é extremamente relevante aproximar este mercado de ações que buscam promover o desenvolvimento sustentável, sempre entendendo que o que impacta o setor acaba se refletindo em boa parte da população”, explica Ana Carolina Xavier, CEO e Diretora de inovação e ESG da SB – Sustainable Business.
Em sua quarta edição, o evento transmitirá ao vivo quatro painéis nos quais os participantes apresentam cases, compartilham experiências que têm dado certo e refletem sobre as principais tendências sustentáveis do setor. Os painéis contam com a presença de representantes da Áster Máquinas, do Grupo Empreendedor do Mato Grosso em Evolução – GEMTE, da BASF, do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária – IMEA, do Bradesco Corporate e da Athenas Consultoria Agrícola e Laboratório.
De acordo com Luiz Piccinin, presidente da Áster Máquinas, os painéis devem mostrar como estas empresas têm colocado o ESG em prática, sempre considerando métricas e objetivos que são tangíveis e alcançáveis de acordo com suas realidades. “Falar em ESG no Agro é pensar em estratégias que coloquem o negócio como um agente de grande impacto na sustentabilidade econômica, social e ambiental nas comunidades nas quais atua. Debater o tema contribui para aproximar e inspirar outros líderes a enxergarem o potencial do ESG e, mais do que isso, ajuda a refletir sobre como pequenas ações podem gerar grandes resultados”, complementa Piccinin.
Evento integra Festival de Sustentabilidade
O ESG no Agro compõe a programação do Festival Conhecendo os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que tem como objetivo aproximar empresas, instituições, as comunidades escolares e a sociedade civil de temas que envolvem o desenvolvimento sustentável do planeta. Entre os dias 19 e 21 de novembro, as cidades de Rio Claro, no interior de São Paulo, Manaus, no Amazonas, e Joinville, em Santa Catarina, recebem o festival, que tem patrocínio da Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, e com presença também na América Latina.
Na programação, estão previstos painéis presenciais e online para discutir sobre Economia Circular e Sustentabilidade, Emissões de Gases e Efeito Estufa, Inovações Tecnológicas no Agro, Cadeia de Valor, Projetos de Impacto Social, Conservação Ambiental na Indústria e no Agro.
21 de novembro de 2024 – ESG no Agro | Online e gratuito
14h – Educação Ambiental no Agronegócio
15h – Conservação para resiliência ambiental
16h – Impacto do agronegócio na economia
17h – Inovações que promovem a sustentabilidade no Agro
Para participar, inscreva-se em: https://forms.rdstation.com.