Evento da SBOT-CE contribui para a formação de ortopedistas mais qualificados no Ceará
Residentes vão passar por provas teóricas e práticas para obter o reconhecimento como especialistas em Ortopedia e Traumatologia
Contribuir para a formação de médicos altamente capacitados para servir à sociedade nas áreas de Ortopedia e Traumatologia é o principal objetivo do XIX Seminário da Residência Integrada de Ortopedia e Traumatologia, que será realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia- Seção Ceará (SBOT-CE) nos dias 10 e 11 de fevereiro, no Hotel Dom Pedro Laguna, em Aquiraz.
No total, são cerca de 50 médicos residentes inscritos, que terão a oportunidade de treinar e aplicar seus conhecimentos nas mais variadas situações ortopédicas. Eles vão passar por exames teóricos, práticos e prova oral a fim de se qualificarem para a prova nacional que os qualifica para receber o título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia.
“Esse título é como se fosse um selo de qualidade, em que os indivíduos que cursaram residência médica, submetem-se a essa prova e quando aprovados, passam a ser reconhecidos como especialistas pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia”, observa Christine Muniz, presidente da SBOT-CE.
Formação diferenciada
Ela ressalta a qualidade tanto da preparação quanto da avaliação dos profissionais de saúde realizada no Ceará. “Residências mais organizadas têm um alto índice de aprovação nessa prova, e a nossa Residência no Ceará, funciona de uma maneira muito peculiar e muito interessante, de forma integrada: todos os serviços de residência se juntam e ao longo desses três anos todos os residentes, inclusive do interior, são treinados de maneira conjunta para tenham o melhor desempenho possível. Com isso temos garantido altos percentuais de aprovação nas nossas residências”, reforça Christine Muniz.