Estudo inédito da Serasa Experian mostra que 91% das parcelas de consórcio são pagas em dia
Pontualidade nesta modalidade é a maior considerando todas as demais; jovens de até 35 anos são os que mais comprometem a renda |
Um estudo inédito da Serasa Experian, que tem como base os dados do Cadastro Positivo, mostra que o consórcio é a modalidade de financiamento com a maior pontualidade entre os brasileiros – exceto consignado, cujo valor contratado é descontado diretamente em conta. Os dados levantados em novembro/20 mostram que as parcelas são pagas em dia em 91% dos casos, com destaque para aqueles com mais de 60 anos, veja abaixo:
“Quando falamos de consórcio, estamos analisando, em muitos casos, os cotistas contemplados, que já retiraram o bem. Como envolve algo de valor relativamente alto, há o receio de atrasar as parcelas e acabar perdendo o carro, moto ou imóvel adquirido, por exemplo. Mesmo aqueles que ainda não foram contemplados, certamente fizeram o consórcio com o objetivo de ter a carta de crédito na mão, por isso, o pagamento acaba se tornando uma prioridade no orçamento de quem optou por esta modalidade de financiamento”, diz o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. O estudo traz também uma visão do comprometimento da renda de quem assume um compromisso financeiro deste tipo. No geral, 11,8% dos rendimentos são destinados ao pagamento das parcelas do consórcio, o menor se comparado com as demais modalidades de financiamento, como Consignado, Empréstimo Pessoal ou Automóveis – confira no gráfico abaixo: Na análise apenas do Consórcio, ficam acima da média os jovens até 35 anos (16,3%), faixa etária com menor pontualidade nos pagamentos, conforme indicado na tabela acima. Entre 36 e 50 anos, o comprometimento da renda é de 11,8% e depois cai, indo para 9,8% para aqueles de 51 a 60 anos e 9,4% entre os que tem mais de 60 anos. Consórcio é opção de financiamento para brasileiros com baixa renda Ainda que aqueles com renda de mais de R$ 10 mil tenham maior penetração nos consórcios (6,8%), os de menores rendimentos são que possuem a maior pontualidade nos pagamentos. Se considerarmos a renda de até R$ 2 mil, a pontualidade é de 92,1%, ante 91,7% da renda acima de R$ 10 mil. A pontualidade da média geral é de 91,0%, veja tabela abaixo: Rabi explica que, muitas vezes, o consórcio é a única forma pela qual a população com baixa renda consegue ter acesso a um financiamento de alto valor, o que acaba impactando também a distribuição geográfica. A região Norte, que reúne a maior parte da população com rendimentos menores, registra maior penetração frente às demais (3,6%), com pontualidade de 94,9%, acima da média nacional, veja tabela abaixo: “Como é uma opção de mais fácil acesso a bens de alto valor pela baixa renda, essa modalidade acaba comprometendo boa parte da renda mensal de quem ganha cerca de dois salários-mínimos, por exemplo, por isso, é preciso ter muito planejamento na hora de fazer um consórcio para não descontrolar o orçamento e acabar dificultando o pagamento de outras contas, como cartão de crédito, aluguel e contas básicas”, alerta Rabi. Metodologia A partir das informações da base de dados do Cadastro Positivo da Serasa Experian, o levantamento inédito considerou uma fotografia de novembro de 2020 dentro de uma amostra de 1,6 milhão de pessoas que utilizam algum produto financeiro em todo o país para identificar o comportamento dos brasileiros em relação ao consórcio como: representatividade, pontualidade e comprometimento da renda, com visões por faixa de renda, idade, Estados e Regiões do Brasil. |
Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com. Serasa Experian A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com. |