Estudantes de graduação da Unifor e de outras instituições também podem concorrer às bolsas da Fundação Edson Queiroz
As bolsas são exclusivas para alunos quem ainda não tenham diploma de nenhum curso de graduação e tenham concluído o ensino médio.
O programa de concessão de bolsas de estudos filantrópicas da Fundação Edson Queiroz é uma oportunidade para quem sonha em fazer sua primeira graduação. Ter concluído o ensino médio é uma das exigências para a participação no processo seletivo, para bolsas de 50% e 100% do valor das mensalidades, em cursos presenciais e a distância (EAD) da Universidade de Fortaleza. Quem já cursa uma graduação, na própria Unifor ou em outra instituição de ensino cearense, também pode pleitear o benefício. As inscrições abrem no dia 16 de janeiro.
A oferta de bolsas de estudos filantrópicas é resultado da obtenção pela Fundação Edson Queiroz do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), do Ministério da Educação. Serão milhares concedidas, contemplando a totalidade dos cursos de graduação da Unifor.
De olho nas regras do edital
Candidatos já matriculados em uma graduação precisam estar atentos e seguir todos os critérios do edital para concorrer às bolsas de estudos filantrópicas. O documento está disponível neste link.
Uma delas é que a bolsa é exclusiva para quem ainda não tem uma graduação. A outra é que o benefício se destina a pessoas que se encaixam no perfil socioeconômico. As bolsas de 100% serão concedidas a selecionados com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio; e as bolsas de 50%, àqueles com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.
Importante: os candidatos que estiverem matriculados em outra instituição de ensino superior (pública ou privada), caso sejam contemplados com a bolsa de estudos filantrópica, deverão cancelar o curso na outra instituição. A exigência está presente no edital e, se não observada, levará a perda da bolsa.
Edital disponível
As inscrições para o processo seletivo das bolsas filantrópicas são online. O edital já está disponível, para que os candidatos possam adiantar os documentos comprobatórios necessários à segunda fase da avaliação.
Os interessados em participar do processo seletivo das bolsas de estudo filantrópicas deverão realizar inicialmente o preenchimento eletrônico da ficha socioeconômica e, em segunda fase, providenciar o envio de documentação comprobatória da renda salarial familiar, conforme detalhada no edital. Todo o processo é feito online. Para isso, a Fundação Edson Queiroz disponibiliza o site www.unifor.br/cebas, com os links para o preenchimento eletrônico e para o envio dos documentos.
A Comissão de Seleção e Gestão das Bolsas de Estudos da Fundação Edson Queiroz pede atenção aos interessados para que sejam cumpridos rigorosamente os prazos estipulados no cronograma de envio dos documentos. Erros no preenchimento da ficha socioeconômica, documentação incompleta e perda do prazo podem levar ao indeferimento da inscrição.
A concessão das bolsas só acontecerá após aprovação da análise e comprovação socioeconômica dos candidatos inscritos. O resultado final dos contemplados com as bolsas será divulgado no portal da Unifor dia 4 de abril de 2023. Contudo, o candidato que tiver pré-selecionado na FASE 1, já começará a assistir suas aulas no dia 1º de fevereiro de 2023. O edital com as normas e critérios do processo seletivo das bolsas está em conformidade com a Lei Complementar 187/2021 e com a Portaria 15/2017 do MEC.