Estação Fashion segue critérios ecologicamente corretos e os entulhos retirados da obra vão para reciclagem
O novo empreendimento do mercado de moda atacadista de Fortaleza está previsto para ser inaugurado no segundo semestre do ano que vem
O Estação Fashion deu início oficialmente a sua fase de obras no mês de abril e tem previsão de conclusão no início do segundo semestre de 2024. Com investimentos de R$ 50 milhões, o Estação Fashion irá fortalecer o atacado de moda com infraestrutura completa e inédita em Fortaleza. Localizado estrategicamente na região do Centro da cidade, conhecido pelo elevado fluxo de comércio na cidade, o empreendimento irá integrar a área recentemente revitalizada da Praça da Estação João Felipe com a inauguração do Complexo Cultural Estação das Artes.
Preocupado com a revitalização do local e com o meio ambiente, o Estação Fashion fechou parceria com a Usina 6M, que tem como atividade principal o tratamento de resíduos gerados em obras de construção civil dentro do estado do Ceará. Ela também faz o serviço de transporte de resíduos e possui uma Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e da Demolição (RCD).
“Todo o material proveniente da demolição do Estação Fashion: restos de concretos, tijolos, blocos e revestimentos viram resíduos e matéria-prima ideal para a transformação. O entulho, previamente retirado é encaminhado para a trituração chega ao processo final de reciclagem e assim, se torna um material para reaproveitamento podendo até virar brita, por exemplo”, afirma a Milena Cunha da Usina 6M.
Todo o entulho recolhido no local é levado para a usina 6M e o material é armazenado e classificado. E depois de passar por uma máquina, o resíduo vira agregado reciclado. Os produtos reciclados voltam a ser usados em muitas obras. Entre os materiais estão base para asfalto que é a brita. Esse material volta para a construção com valor 30% mais barato e evita o aumento da degradação do meio ambiente.
Segundo William Nippon, gerente comercial do Estação Fashion, a ideia é investir em sustentabilidade para não comprometer as gerações futuras. “Queremos criar uma cultura na região de cuidado com o meio ambiente nesse tipo de construção. Estamos comprometidos em gerar impactos positivos e promover a conscientização ambiental”, disse ele.
O resultado desse trabalho é a redução do volume de lixo que prejudica as cidades com pragas e doenças, além da economia financeira, nos custos da obra, sem qualquer prejuízo na qualidade da construção.
O Estação Fashion será composto por mais de 1.200 lojas e boxes, com diferentes tamanhos, dispostos em três pavimentos e distribuídos em uma área total construída de 32.000 m². Além de estacionamento com capacidade para 500 carros e 30 ônibus, terá praça de alimentação, espaço para eventos, hub de serviços variados para lojistas e clientes, espaços de saúde e beleza, esteiras rolantes e fará também vendas online.