Estabelecimento confiança e competência em negócios como um líder
Construir confiança não é importante apenas para a vida pessoal, também é necessário no mundo dos negócios. A líder de pequenas empresas Alice Scarlet deu conselhos em um artigo no allbusiness.com sobre como construir confiança e credibilidade como líder.
De acordo com Scarlet, o respeito é uma das características mais importantes que um líder nos negócios pode possuir. Os líderes não podem ganhar credibilidade se não mostrarem aos outros o respeito que merecem. Além disso, lembre-se de que um líder não é respeitado devido ao seu poder; respeito resulta de um uso honroso desse poder (Scarlet).
Para ganhar credibilidade, os líderes devem primeiro mostrar que são confiáveis. Isso não pode ser provado por palavras. Em vez disso, os líderes precisam se colocar em posições que mostrem suas ações de confiança para que os seguidores possam acreditar no que veem (Scarlet).
Para se tornar um líder confiável, você precisa tornar evidente a sua lealdade para com as pessoas ao seu redor. Se ocorrer um problema, você pode ganhar instantaneamente a lealdade de alguém assumindo a culpa em vez de culpar outra pessoa.
Você também deve ser responsável por suas ações. Portanto, se você cometer um erro, assuma a responsabilidade por ele. Corrija-o (se puder). Então, siga em frente. Uma equipe não vai confiar e respeitar você se você colocar a culpa sobre eles ou permitir que eles carreguem o fardo dos seus erros (Scarlet).
Líderes confiáveis mantêm seus objetivos em mente e sempre tentam encontrar as melhores maneiras de torná-los realidade. As pessoas só seguirão alguém que tenha uma meta ou destino definido. Portanto, parte da construção da confiança como um líder é focar no que a equipe precisa alcançar no longo prazo e em como levar a equipe para o próximo nível.
Não confie em palavras ou discursos para conquistar as pessoas. Em vez disso, concentre-se em suas ações para mostrar às pessoas do que você é capaz. Líderes confiáveis estão preparados para trabalhar duro para mostrar aos outros como as coisas são feitas ou como as metas são alcançadas.
Para construir confiança e credibilidade, mostre sua expertise por meio de seu trabalho e não confie na expertise que você já possui. Líderes confiáveis continuam aprendendo ao longo de suas carreiras a se manterem atualizados com as novas tendências e à frente dos outros (Scarlet).
Por último, mas não menos importante, está a importância da honestidade. É fundamental ser honesto para construir confiança e credibilidade como líder. Basicamente, se um líder for desonesto, os outros não confiarão nele. E, se perderam a confiança, também perderão o respeito. Eventualmente, tudo desmoronará se a honestidade não for priorizada, então use a honestidade como um alicerce de credibilidade.