Especialista explica como aplicar IA e novas tecnologias para melhorar a logística na Black Friday
COO e CTO da Infracommerce destaca exemplos de inovações que estão otimizando processos, reduzindo gastos e fidelizando clientes no e-commerce
Divulgação – Daniel Vidotti, COO e CTO da Infracommerce |
Não é nenhuma novidade que a Black Friday é um dos eventos mais importantes para o varejo e e-commerce no Brasil, e em alguns outros países do mundo. A edição de 2024 promete movimentar ainda mais neste ano, com seis em cada dez consumidores já se preparando para as promoções, de acordo com o estudo “Panorama de Consumo – Black Friday 2024”, da Globo. Com essa alta expectativa no setor, as empresas do varejo e principalmente as do e-commerce não podem apenas focar em vender mais, mas também em garantir uma operação logística eficiente para acompanhar o crescimento exponencial da demanda. Mas como fazer isso? “A Inteligência Artificial e outras novas tecnologias estão transformando diversos setores da indústria. Não é novidade que isso já vem acontecendo com o varejo, mas é preciso entender como funciona para aplicá-la da melhor forma. Só assim poderemos transformar toda a operação logística, do gerenciamento de estoque até a entrega, por exemplo”, comenta Daniel Vidotti, COO e CTO da Infracommerce, líder em Full Commerce e Fulfillment na América Latina. Assim, o uso dessas tecnologias podem ir além de otimizar o fluxo logístico, reduzir custos e proporcionar uma melhor experiência ao consumidor. Pensando nisso, Daniel Vidotti preparou algumas dicas de como a IA e essas novas soluções tecnológicas podem revolucionar a logística na Black Friday 2024: IA no gerenciamento do estoque de produtos Durante a Black Friday, o volume de vendas é massivo, o que exige um planejamento preciso dos estoques. “A IA entra como uma ferramenta essencial nesse processo. Ao analisar dados históricos de vendas e comportamento dos consumidores, algoritmos de IA conseguem prever com precisão quais produtos terão maior demanda e em quais quantidades. Isso traz mais assertividade ao gerenciamento de estoque”, comenta Vidotti. Um levantamento da empresa McKinsey revelou que o uso dessa tecnologia no gerenciamento de estoques é capaz de reduzir os custos operacionais em até 25%. Isso reforça que o uso da IA possibilita uma visão mais detalhada do fluxo de estoque em tempo real, ajudando a evitar rupturas ou excessos e trazendo oportunidades de customizações eficientes de acordo com a demanda ou cliente. Empresas que utilizam essas soluções ajustam automaticamente seus níveis de estoque com base nas previsões, garantindo que os produtos certos estejam disponíveis no momento certo e evitando desperdícios. Logística Preditiva: Entregas Mais Rápidas e Eficientes Todos sabem que durante a Black Friday os prazos de entrega são um dos principais fatores para a satisfação do consumidor e para a tomada de decisão de compra dele. A logística preditiva, baseada em IA, está mudando a forma como as entregas são gerenciadas em diversos lugares do mundo. Essa tecnologia é capaz de analisar os dados em tempo real, como rotas e condições de tráfego, e indicar soluções para otimizar a entrega de última milha – o ponto crítico em que o produto chega ao cliente. “Com a logística preditiva, as empresas podem oferecer entregas same day ou next day, além de prever atrasos antes que eles ocorram, permitindo ações para corrigi-las sejam aplicadas. Isso não só melhora a experiência do cliente, mas também aumenta a competitividade da marca durante a Black Friday, podendo fidelizar o consumidor para outras datas”. Personalização e a Experiência do Cliente A IA também impacta diretamente a experiência do cliente e isso é extremamente importante. Ela permite a personalização da jornada de compra, ou jornada do cliente, desde a recomendação de produtos até a escolha de opções de entrega. Durante a Black Friday, e isso também se aplica em outras datas do comércio, quando muitos consumidores estão comparando ofertas em sites e empresas concorrentes, a personalização pode ser o fator decisivo para concretizar a venda. “Com sistemas de rastreamento baseados em IA é possível fornecer atualizações detalhadas sobre o status da entrega, melhorando a transparência e a satisfação do consumidor”, comenta. Omnicanalidade e Integração A Black Friday é o momento perfeito para adotar essas estratégias de integração. Além dela facilitar a integração entre os canais de venda, permitindo que os varejistas possam gerenciar os estoques entre as lojas físicas e o e-commerce de forma centralizada, ela possibilita ao cliente ter a vantagem de escolher entre entrega em domicílio ou retirada em loja, por exemplo, melhorando tanto a eficiência da operação quanto a experiência do consumidor nessa jornada de compra”. O especialista também reforça que ao garantir que a experiência de compra seja fluida em todos os canais, as empresas podem se destacar em um mercado tão competitivo como o atual, onde a margem de lucro e a velocidade são fatores decisivos para o sucesso. Assim, fica claro que o uso de inteligência artificial e das novas tecnologias já é mais do que uma realidade no varejo e no e-commerce: é uma necessidade. A IA aplicada ao gerenciamento dos estoques, a automação nos CDs e logística preditiva são exemplos claros de soluções que transformam a maneira como podemos operar e responder às demandas da Black Friday, do Natal e de outras datas importantes. “Investindo nessas inovações e tecnologias, conseguimos garantir não apenas uma operação mais eficiente, mas também uma experiência superior para o consumidor final, o que pode ser o diferencial para o sucesso em um dos eventos mais aguardados do ano e para que ele conte com a sua empresa nas próximas oportunidades”, conclui Vidotti. |