Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

EscolhaVeg divulga ranking de redes de restaurantes e lanchonetes que apostam na tendência plant-based

A iniciativa pode ser atribuída a pessoas consumidoras mais conscientes e à crescente busca por redução do impacto ambiental

Cada vez mais, grandes redes de restaurantes e lanchonetes estão aderindo ao mercado plant-based, conforme evidenciado pelo Ranking realizado pelo programa EscolhaVeg. Essa mudança é impulsionada, em grande parte, pelo crescente número de pessoas consumidoras mais conscientes e pela busca por uma redução mais significativa do impacto ambiental.

De acordo com uma pesquisa realizada pela IPSOS este ano, mais de dois terços das pessoas no Brasil (68%) são favoráveis à alimentação à base de plantas, enquanto 47% já consomem regularmente alimentos plant-based. Os resultados da pesquisa mostram ainda que 73% das pessoas acreditam que empresas que oferecem produtos à base de plantas contribuem para um mundo mais sustentável. Além disso, 69% dos respondentes preferem frequentar estabelecimentos que se comprometem com a redução do impacto ambiental.

Para obter uma compreensão mais profunda de como as práticas plant-based estão sendo adotadas no Brasil, o EscolhaVeg, programa operado pela Mercy For Animals (MFA) com o objetivo de promover uma alimentação mais sustentável, lançou recentemente seu primeiro Ranking. O projeto avaliou uma variedade de empresas, analisando suas ações relacionadas à inclusão e promoção de opções à base de plantas em seus cardápios.

O Ranking revelou que, das 20 empresas selecionadas, dez têm demonstrado interesse em trabalhar com opções de base vegetal. Nas cinco primeiras colocações estão Baked Potato, Pasta Way e 10 Pastéis, seguidos por Outback e Subway. Essas empresas oferecem, no mínimo, uma opção de prato principal 100% à base de plantas em seus cardápios.

Para Julia Seibel, gerente de Parcerias Corporativas do programa EscolhaVeg, a alimentação vegetal tem ganhado espaço na agenda ESG das empresas por contribuir diretamente com a redução dos impactos ambientais. “Empresas que adotam iniciativas sustentáveis, como a oferta de produtos plant-based e o compromisso com a redução de seu impacto ambiental, estão cada vez mais valorizadas tanto para investimento quanto pelas pessoas consumidoras”, explica.

A gerente enfatiza que, embora haja um crescente interesse por parte das empresas na alimentação vegetal, ainda há uma lacuna que precisa de atenção, especialmente relacionada à falta de conhecimento técnico e à promoção dessas opções.

“Estamos acompanhando de perto os esforços das empresas para se adaptarem ao mercado e identificamos desafios comuns entre elas, como uso equivocado de alguns termos, falta de clareza na divulgação e equipes sem preparo adequado para explicar o que são as opções à base de plantas ao público. O EscolhaVeg oferece acompanhamento integral e treinamentos para apoiar as empresas a ter sucesso nessas implementações”, conclui.

Acesse o Ranking completo em: EscolhaVeg.com.br/Ranking2023

*As 20 empresas selecionadas receberam um questionário com 11 perguntas (apêndice A do relatório) sobre o seu envolvimento com o tema, que incluem aspectos de cardápio, comunicação e divulgação, treinamento de equipe e compromissos na inclusão e promoção de proteínas alternativas, que totalizam 250 pontos. Com base nas respostas fornecidas e em informações disponibilizadas online e de forma pública pelas próprias empresas (apêndice B do relatório) entre o período de 6 de junho e 25 de agosto, as corporações foram classificadas em um ranking.

Sobre o EscolhaVeg
O programa EscolhaVeg, operado pela ONG Mercy For Animals no Brasil (MFA), oferece suporte gratuito ao food service na inclusão e promoção de opções plant-based em seus cardápios e estabelecimentos. A iniciativa visa promover um sistema alimentar mais inclusivo, saudável e sustentável e oferece auxílio na elaboração de alternativas à base de plantas, capacitação teórica e prática, criação de materiais educativos e informativos, bem como suporte na divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.