EscolhaVeg divulga ranking de redes de restaurantes e lanchonetes que apostam na tendência plant-based
A iniciativa pode ser atribuída a pessoas consumidoras mais conscientes e à crescente busca por redução do impacto ambiental
Cada vez mais, grandes redes de restaurantes e lanchonetes estão aderindo ao mercado plant-based, conforme evidenciado pelo Ranking realizado pelo programa EscolhaVeg. Essa mudança é impulsionada, em grande parte, pelo crescente número de pessoas consumidoras mais conscientes e pela busca por uma redução mais significativa do impacto ambiental.
De acordo com uma pesquisa realizada pela IPSOS este ano, mais de dois terços das pessoas no Brasil (68%) são favoráveis à alimentação à base de plantas, enquanto 47% já consomem regularmente alimentos plant-based. Os resultados da pesquisa mostram ainda que 73% das pessoas acreditam que empresas que oferecem produtos à base de plantas contribuem para um mundo mais sustentável. Além disso, 69% dos respondentes preferem frequentar estabelecimentos que se comprometem com a redução do impacto ambiental.
Para obter uma compreensão mais profunda de como as práticas plant-based estão sendo adotadas no Brasil, o EscolhaVeg, programa operado pela Mercy For Animals (MFA) com o objetivo de promover uma alimentação mais sustentável, lançou recentemente seu primeiro Ranking. O projeto avaliou uma variedade de empresas, analisando suas ações relacionadas à inclusão e promoção de opções à base de plantas em seus cardápios.
O Ranking revelou que, das 20 empresas selecionadas, dez têm demonstrado interesse em trabalhar com opções de base vegetal. Nas cinco primeiras colocações estão Baked Potato, Pasta Way e 10 Pastéis, seguidos por Outback e Subway. Essas empresas oferecem, no mínimo, uma opção de prato principal 100% à base de plantas em seus cardápios.
Para Julia Seibel, gerente de Parcerias Corporativas do programa EscolhaVeg, a alimentação vegetal tem ganhado espaço na agenda ESG das empresas por contribuir diretamente com a redução dos impactos ambientais. “Empresas que adotam iniciativas sustentáveis, como a oferta de produtos plant-based e o compromisso com a redução de seu impacto ambiental, estão cada vez mais valorizadas tanto para investimento quanto pelas pessoas consumidoras”, explica.
A gerente enfatiza que, embora haja um crescente interesse por parte das empresas na alimentação vegetal, ainda há uma lacuna que precisa de atenção, especialmente relacionada à falta de conhecimento técnico e à promoção dessas opções.
“Estamos acompanhando de perto os esforços das empresas para se adaptarem ao mercado e identificamos desafios comuns entre elas, como uso equivocado de alguns termos, falta de clareza na divulgação e equipes sem preparo adequado para explicar o que são as opções à base de plantas ao público. O EscolhaVeg oferece acompanhamento integral e treinamentos para apoiar as empresas a ter sucesso nessas implementações”, conclui.
Acesse o Ranking completo em: EscolhaVeg.com.br/Ranking2023
*As 20 empresas selecionadas receberam um questionário com 11 perguntas (apêndice A do relatório) sobre o seu envolvimento com o tema, que incluem aspectos de cardápio, comunicação e divulgação, treinamento de equipe e compromissos na inclusão e promoção de proteínas alternativas, que totalizam 250 pontos. Com base nas respostas fornecidas e em informações disponibilizadas online e de forma pública pelas próprias empresas (apêndice B do relatório) entre o período de 6 de junho e 25 de agosto, as corporações foram classificadas em um ranking.
Sobre o EscolhaVeg
O programa EscolhaVeg, operado pela ONG Mercy For Animals no Brasil (MFA), oferece suporte gratuito ao food service na inclusão e promoção de opções plant-based em seus cardápios e estabelecimentos. A iniciativa visa promover um sistema alimentar mais inclusivo, saudável e sustentável e oferece auxílio na elaboração de alternativas à base de plantas, capacitação teórica e prática, criação de materiais educativos e informativos, bem como suporte na divulgação.