Escolas precisam se adaptar as demandas do mercado criativo dos alunos e universidade americana quer ajudar no processo em escolas de todo o Brasil
A universidade americana Full Sail University quer auxiliar os alunos do ensino médio a conhecerem mais as carreiras da Economia Criativa. Para isso, a representante da universidade no Brasil, Carol Olival, estará no Rio do dia 13 até 20 de setembro na cidade em busca de apresentar os projetos para as escolas que tenham interesse no tema
A pandemia do coronavírus acelerou e modificou muitas coisas, inclusive a educação e os empregos do futuro. Sabendo que as profissões do futuro caminham conforme as necessidades da sociedade, muitas mudanças estão sendo feitas no mundo e no Brasil. Diante disso, uma nova diretriz está sendo implementada na educação para 2022, onde colégios do Brasil todo se preparam para o Novo Ensino Médio, em que os estudantes passarão mais tempo na escola, com a carga horária extra de 200 horas a mais, passando de 800 para 1000 horas anuais. O diferencial dessa reformulação é a união da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ou seja, a grade curricular normal que todos os estudantes devem ter, junto com a possibilidade dos próprios estudantes terem itinerários informativos, que serão disciplinas em áreas de conhecimento específicas, já iniciando o processo de profissionalização desses estudantes.
Assim, muitas escolas ainda se veem sem muitas opções para essas novas adaptações. Por isso, a universidade americana Full Sail University, localizada em Orlando, na Flórida, uma das melhores universidades dos Estados Unidos, focada exclusivamente em cursos na área criativa como cinema, artes, design e comunicação, quer formar uma parceria entre escolas do Brasil todo em prol de incluir projetos que ajudem os alunos a se desenvolverem nessas áreas, ainda mais que o país é conhecido por ser um dos mais criativos do mundo.
Nesse mês de setembro, Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University estará visitando o Rio de Janeiro nos dia 20 em busca de desenvolver projetos personalizados para cada escola dessas localidades que tenham interesse em desenvolver o aperfeiçoamento dos alunos nessa área.
‘’O objetivo da Full Sail University é criar conteúdos para ajudar as escolas com a nova BNCC. Podendo assim fazer parte do dia a dia dos alunos e professores, dando a oportunidade de integrar a comunidade de educação aqui no Brasil e oferecer para os alunos a oportunidade de conhecer melhor a Economia Criativa, para que eles possam entender e desenvolver projetos que permitam eles entenderem como profissionais dessas áreas trabalham. O conteúdo vai servir de mentoria para que eles possam decidir que tipo de carreiras eles vão querer seguir. Ou seja. criamos um campo de aprendizagem e também de visão de mercado’’, comenta Carol Olival.
Segundo a pesquisa da Firjan, a Economia Criativa gerou só no Brasil 837 mil vagas em 2019. Esse tipo de economia visa a valorização da criatividade, algo que não pode ser comprado, tornando assim algo de valor, tendo matéria-prima intelectual e seu valor sendo apenas simbólico.
Assim, a educação nos dias atuais precisa ir além do básico: usar da criatividade e inovação da nossa sociedade e introduzi-las cada vez mais na educação, para assim poder transformar as futuras gerações em profissionais cada vez mais completos.
Essa é a missão da Full Sail University que visa sempre reconhecer e poder ajudar sempre novos talentos no mundo das artes, design, comunicação, cinema, e afins.
Para saber mais informações, acesse o site https://www.fullsail.edu/