“A necessidade é a mãe da inovação, disse Platão, e ela é um processo artístico. Por isso temos o desafio de nos reinventar todos os dias.”
Entre os destaques do evento, Moraes apontou as áreas de Software & Aplications, Nuvem e Cibersecurity e a IA (Inteligência Artificial) que, segundo levantamento do IDC (International Data Corporation), cresceram dois dígitos no pós-pandemia e seguirão crescendo nos próximos três anos. “Para 2025, cerca de 45,5% dos CIOs pretendem aumentar a produtividade de suas organizações, 32% deles irão criar ou aprimorar produtos e serviços, 30,3% vão se preparar para enfrentar os competidores e 29,3% pretendem melhorar a experiência do cliente.”
Sobre os temas que serão mais estratégicos para as empresas em 2025, o VP da Ingram Micro enfatizou que a GenAI (inteligência artificial generativa) deve imperar, com 45,5% de adesão. Soluções de IT/Cloud Security virão logo abaixo, terão 42,4% e a Artificial Intelligence/Machine Learning ocuparão 29,3% das oportunidades de negócio. “A inteligência artificial é uma realidade de mercado. Entregar e desenvolver IA é uma necessidade atual na pauta estratégica para atender os clientes”, aconselhou aos participantes na plateia atenta.
Moraes também fez um balanço dos negócios da Ingram Micro nos últimos anos. “Adquirimos a BRLink, nosso braço de serviços em ambiente cloud, que trabalha a jornada completa para a nuvem com boa eficiência e custo. Temos 55 revendas conectadas oferecendo as possibilidades das nuvens públicas e híbridas. Além disso, ampliamos nosso modelo de cobertura para fomentar os negócios nas revendas, com a contratação de representantes na região Norte, em Belém, e na região Sul para atender o setor público e seguimos com foco nas grandes corporações.” O executivo também relacionou os portais digitais de integração com as revendas: o IM Innovation Hub (IMNova) e o IM Xvantage que estarão disponíveis em 2025.
De acordo com VP, paralelamente, as oportunidades estão no reaproveitamento dos equipamentos seminovos. “Investimos em ITAD (IT Asset Disposition), com serviços logísticos avançados nos processos de gerenciamento seguro e sustentável de equipamentos de tecnologia da informação que chegaram ao fim de sua vida útil, como computadores, servidores, smartphones e tablets. A Ingram Micro compra equipamentos usados, colaborando assim para a renovação do parque tecnológico e incentivando o descarte responsável. Essas máquinas passam por um processo confiável de preparação em nossos laboratórios e retornam, sem nenhum risco, às revendas na classe de usados.”
Como nas edições anteriores, o Engage Experience 2024 adotou práticas de sustentabilidade em sua organização, e cada apresentação teve tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Responsável pela organização, Welington Sousa, diretor de Marketing, B.I. e CX da Ingram Micro Brasil, explica que o processo de inovação é semelhante ao artístico, envolvendo experimentação, falhas e iterações, valorizando a jornada criativa e a busca por soluções únicas. “A inovação, muitas vezes, surge da intersecção de diferentes disciplinas, assim como a arte, e colaborar com profissionais de diversas áreas pode levar a soluções inovadoras e criativas. Foi essa temática que procuramos explorar”. O evento foi encerrado com um show do ator e cantor Thiago Abravanel.